19 de junho de 2024
Clima

Em Goiás, onda de calor se intensificará em temperatura e tempo de duração; confira previsão

Entre os dias 16 e 20 de março, as temperaturas vão aumentar mais pelo Sudeste e quase todos os estados do Brasil
Goiânia terá calor, mas também chuvas nos próximos dias. (Foto: Carlos Nathan Sampaio)
Goiânia terá calor, mas também chuvas nos próximos dias. (Foto: Carlos Nathan Sampaio)

A onda de calor que deveria durar até esta sexta-feira (15) e está sendo observada em várias regiões do Brasil, incluindo em Goiás, vai se intensificar e durar mais. Agora, é esperado que o fenômeno continue até o final do verão, dia 20 de março, de acordo com informações da Climatempo e resultando em um aumento de 3°C a 5°C nas temperaturas em relação à média usual.

Durante esta primeira semana, de 11 a 15 de março, as áreas mais impactadas, além de Goiás, principalmente o extremo sul do estado, incluem o oeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo.

Entre os dias 16 e 20 de março, a situação se intensificará, com a onda de calor se espalhando pelo Sudeste e afetando todos os estados da região, além do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A cidade de São Paulo já emitiu alertas sobre o calor desde esta quarta-feira (13).

Já de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), nesta quinta-feira (14), a combinação calor e umidade ainda vai gerar áreas de instabilidade em várias regiões
do Estado, consequentemente com pancadas de chuvas com risco potencial para tempestades
isoladas em Goiás.

Ainda por conta da onda de calor, as temperaturas devem ficar acima da média para o período na região do extremo sudoeste Goiano. As cidades da região podem ter aumento de até 3°C, incluindo São Simão, Caçu, Itajá, Itarumã e Lagoa Santa que já apresentam aumento na temperatura.


Leia mais sobre: / / / / Notícias do Estado

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.