Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, o prefeito da cidade, Gustavo Mendanha (MDB) projeta o retorno presencial na Rede Municipal de Educação a partir de agosto deste ano. A medida tem justificativa devido a vacinação da população geral que nesta quinta-feira (10/06) já começa a ver pessoas com mais de 50 anos imunizadas, bem como os trabalhadores da educação do município.

Por meio de uma live realizada hoje (10), Mendanha destacou que a partir de agosto as aulas devem ser retomadas de forma gradativa, com frequência alternada em até 30% de capacidade das unidades educacionais. A medida, segundo o prefeito, é priorizar aqueles alunos que as famílias não tenham condições de financiar acesso à internet banda larga.

Publicidade

Na live, o secretário municipal de Educação, professor Divino Gustavo, acrescenta ainda que a decisão para estabelecer os grupos prioritários para o retorno é resultado das constantes reuniões que vêm sendo realizadas com os diversos departamentos da Secretaria Municipal de Educação (SME). “Os alunos da Inclusão Escolar precisam ser assistidos mais de perto pelo professor, por conta das suas necessidades específicas, por isso essa prioridade no primeiro momento”.

Publicidade

O gestor pontuou ainda que aqueles estudantes que não possuem acesso direto à internet para acompanhamento também terão prioridade no retorno presencial. “Durante a suspensão das aulas presenciais esses alunos vêm recebendo atividades impressas e a volta presencial será uma forma de promover momentos de interação com explicação de conteúdo e correção de atividades”, explicou Divino Gustavo.

Publicidade

Como informa o secretário de Educação, desde o início do ano letivo de 2021 estão sendo realizadas reuniões e estudos para preparação das unidades da rede municipal, que atualmente conta com 115 unidades educacionais, entre escolas, CMEIs e Conveniadas, para a volta das aulas presenciais. Esses estudos têm como objetivo promover um retorno seguro para os profissionais e estudantes. “Entre os protocolos estão o cumprimento de todas as regras estabelecidas pelo COE, nos quais estão inclusos o distanciamento de carteiras, a disponibilização de álcool em gel e EPis, entre outras normas”, salientou o secretário.

Reuniões futuras  

Publicidade

Dando continuidade aos encontros e estudos técnicos será realizada nesta sexta-feira, 11, uma reunião geral entre a SME e os gestores das unidades educacionais, ocasião em que entrará em pauta o retorno das aulas previsto para o mês de agosto e o levantamento das condições de cada unidade escolar para receber servidores e alunos. “Nossos profissionais estão recebendo a primeira dose e daqui 90 dias estarão todos com o esquema completo de vacinação contra a covid-19”, finalizou o secretário de Educação de Aparecida, Divino Gustavo.

Publicidade