19 de março de 2025
Conquista • atualizado em 10/03/2025 às 17:37

HMAP completa 300 atendimentos de pacientes vítimas de infarto no Projeto Supra

O projeto utiliza intervenções com a tecnologia da ala hemodinâmica, que ajuda a identificar problemas no coração precocemente
O Projeto Supra foi desenvolvido logo após a inauguração oficial da ala de hemodinâmica do HMAP, em 2023. Foto: Divulgação/HMAP
O Projeto Supra foi desenvolvido logo após a inauguração oficial da ala de hemodinâmica do HMAP, em 2023. Foto: Divulgação/HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) alcançou a meta de 300 atendimentos realizados pelo Projeto Supra. O programa, implementado em agosto de 2023, permite que problemas no coração sejam identificados precocemente, e tratamos com a tecnologia implementada na ala hemodinâmica.

A proposta do Projeto Supra permite uma maior agilidade nos diagnósticos e, consequentemente, nos tratamentos. Assim que o paciente chega numa UPA ou Cais de Aparecida de Goiânia ou é atendido pelo SAMU com suspeita de infarto, inicia-se o protocolo do Supra.

Por meio dele, é feito um eletrocardiograma em aparelhos que enviam o exame através de uma plataforma de telemedicina para ser avaliado por cardiologistas da rede Einstein, em São Paulo. O laudo é devolvido em até 7 minutos e, havendo alteração compatível com infarto agudo do miocárdio, um alerta é disparado para todos os envolvidos: a unidade onde está o paciente, regulação do município, o HMAP e o SAMU, que leva o paciente até o hospital em até 40 minutos.

Ao chegar na unidade, a equipe médica já tem informações suficientes para atender aquele paciente de forma ágil. Quanto mais rápida a intervenção, maior a retomada do fluxo sanguíneo no coração. “Além de salvar vidas, a angioplastia precoce melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes e diminui a ocorrência de complicações graves, como insuficiência cardíaca pós-infarto, arritmias e choque cardiogênico, proporcionando uma recuperação mais rápida e com menos sequelas”, explica Maurício Boaventura, coordenador médico do departamento de pacientes graves do HMAP. 

Todos os fluxos, processos e protocolos do projeto foram desenvolvidos pela equipe do Einstein, que administra o HMAP, seguindo diretrizes internacionais. Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo, com convênio firmado desde junho de 2022.

Hemodinâmica no HMAP

O Projeto Supra foi desenvolvido logo após a inauguração oficial da ala de hemodinâmica do HMAP, em 2023. A ala de hemodinâmica foi inaugurada em julho de 2022 para realizar especialmente procedimentos ligados à saúde cardiovascular, como angioplastias, cateterismos, implantação de stents, implantes de marca-passo definitivo e outras intervenções. As principais funções da hemodinâmica incluem o diagnóstico, tratamento e monitorização, colhendo dados essenciais para a avaliação do funcionamento cardíaco e planejamento terapêutico.

O setor já realizou mais de 4.500 procedimentos. Antes do funcionamento da unidade, pacientes de Aparecida com infartos ou problemas circulatórios aguardavam vagas de internação em outras cidades. Agora, além dos moradores de Aparecida, são atendidos casos eletivos e urgentes de outras 26 cidades da macrorregião estadual Centro-Sul, trazendo um impacto significativo na saúde regional.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades