Com a oferta de 10 mil vagas de emprego e uma série de serviços gratuitos, teve início em Goiânia, nesta segunda-feira (10), na Praça Cívica, a segunda edição do Goiás Social Mulher. A iniciativa foi lançada pelo governador Ronaldo Caiado durante o período da manhã e vai até sexta-feira (14), das 8h às 17h. A ação é realizada pelo Governo de Goiás na programação do Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado (8).
“É uma ação que marca o Dia Internacional da Mulher. É dedicado a elas e não apenas hoje, é até sexta-feira”, frisou Caiado. Ele disse que o programa será levado a várias outras cidades-polo de Goiás, como vai ocorrer com Aparecida de Goiânia na próxima semana.
Ele reforçou que se trata de “uma ação de total dedicação à emancipação social feminina, à qualidade de vida, profissionalização e segurança. Tudo que oferta a ela dignidade e cidadania, tem aqui”, descreveu o governador. A primeira-dama, Gracinha Caiado não participou ainda desta edição porque está em viagem, devendo prestigiar na quarta-feira (12). O evento integra o rol de ações do Goiás Social, política de combate à pobreza coordenado pela primeira-dama.
Já o prefeito Sandro Mabel participou e destacou o envolvimento da Prefeitura de Goiânia no atendimento “concentrado” que é prestado durante o Goiás Social.
Caiado exaltou o tamanho que o evento está assumindo. “A cada ano que passa, esse evento toma uma proporção maior. Em 2024 nós atendemos [quase] 160 mil mulheres. Este ano, imagino que vamos superar os números e chegar a 250 mil”, projetou o governador. Na edição de 2024 foram 156 mil atendimentos.
Atendimento de 18 órgãos
Ao longo da semana, quem comparecer à estrutura montada na Praça Cívica terá acesso ao atendimento de 18 órgãos e unidades do Governo de Goiás, além de parceiros. O Estado vai entregar mais de 8,3 mil benefícios e 599 escrituras de imóveis.
O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos enfatizou as políticas para o segmento.“As mulheres são prioridade desde o primeiro dia de governo. Muitos programas e ações foram ampliadas nos últimos anos para protegê-las e também para oferecer oportunidades”, destacou ele.
Benefícios da OVG
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) fará a entrega de mais de 4,3 mil benefícios durante o evento. “São cadeiras de rodas, fraldas descartáveis, berços infantis, kits de enxoval e tantos outros”, exemplificou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela também participou. “Uma estrutura fantástica que reúne todos os serviços de Estado para atender as necessidades das mulheres”, destacou ele.
Um dos programas, o Mães de Goiás, transfere R$ 300 mensais a quem se enquadra nos critérios e esteja em situação de vulnerabilidade. “O Mães de Goiás já beneficiou 24.948 mulheres de Goiânia, e 185.743 em todo o Estado”, citam os organizadores.
Resumo dos serviços
Entre os serviços estaduais ofertados no evento estão emissão de carteira de identidade, inscrições para cursos profissionalizantes, atendimentos do Vapt Vupt, matrículas na rede estadual de ensino, exames na área da saúde, vacinação, testes para infecções sexualmente transmissíveis (IST), aferição de pressão e glicose e serviços de salão de beleza.
A Prefeitura de Goiânia também participa com oferta de atendimentos municipais.
Já o Hospital de Olhos da Universidade Federal de Goiás (Cerof-GO) realiza exames oftalmológicos.
Goiás Social Mulher terá edição em Aparecida
Na próxima semana, o Goiás Social Mulher também realiza uma edição em Aparecida de Goiânia. O evento será de 20 a 22 de março, em parceria com a prefeitura.
A estrutura em Aparecida será montada na Avenida Bougainville, Quadra 21, Lote 10, no Residencial Caraíbas.
Leia mais sobre: Expectativa de cem mil atendimentos a mais / Goiás Social Mulher 2025 / Aparecida de Goiânia / Cidades / Goiânia / Notícias do Estado