20 de março de 2025
INFRAESTRUTURA

Licitação de novo Eixo Viário que ligará Aparecida à GO-020 é autorizada; custo da etapa é de quase R$ 25 mi

Último ato do atual secretário de infraestrutura, Pedro Sales, edital pode ser publicado em 30 dias; Leandro Vilela comemora
Assinatura do protocolo para licitar foi nesta segunda - Foto divulgação / Secom Aparecida
Assinatura do protocolo para licitar foi nesta segunda - Foto divulgação / Secom Aparecida

Foi entregue nesta segunda-feira (10) o projeto executivo e assinado o compromisso de publicação do edital para licitar a primeira etapa de um novo Eixo Viário em Aparecida de Goiânia que tem foco no polo do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot). O secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales, e o prefeito da cidade, Leandro Vilela, assinaram protocolo a respeito do empreendimento.

O novo Eixo Viário vai conectar Aparecida à GO-020, interligando ainda a BR-153 e o Parque Industrial José Alencar passando pelo Setor Vale das Pombas até a divisa com Bela Vista de Goiás e Senador Canedo (na altura do Posto Barcelona).

Etapas

Etapa 1 (projeto pronto para licitar) Duplicação da Avenida Copacabana a partir da Av. Sebastião Lemes Viana até o cemitério municipal Jardim da Esperança, em seguida a pavimentação da pista entre o cemitério municipal e a Av. Vale dasPombas. Materiais recebidos para análise em 20/10/2023.

Etapa 2: (ainda sem projeto) Duplicação da pista entre o cemitério municipal e a Av. Vale das Pombas

Sales disse que o trecho anunciado nesta segunda-feira deve ter um custo variando R$ 23 a R$ 25 milhões, aproximadamente. “Até concluir tudo ali, vai dar, somado, mais uns R$ 35 [milhões]”.

Ele explicou em entrevista a necessidade de ajustar a região para os impactos que o Dianot causará. “Ele tem uma via que o circunda, que vai até o Vale das Pombas. Ela estava com pistas simples, ela será toda duplicada. No segundo momento, nós vamos do Vale das Pombas até a GO-020”. 

Impactos do Dianot

Segundo Sales, quando o Dianot estiver em pleno funcionamento, “o trabalhador, o caminhoneiro, a pessoa que for operar o distrito efetivamente”, vão poder acessar a GO-020 com muito mais facilidade, podendo voltar para a Goiânia ou seguir para Bela Vista. “Sem essa avenida, a pessoa vai ter que voltar por dentro de Aparecida”, detalhou.

Ele reforçou que esse impacto sobre os bairros centrais de Aparecida seria muito ruim.

“Você pensa que é um distrito de 20 mil empregos, com todo mundo usando o centro da cidade, inclusive empresas e transportadoras e todo aquele tráfego de caminhão. Então é uma obra que está pensando já em estruturar a cidade ao Dianot, mas já pensando numa saída de trânsito inteligente para não prejudicar o tráfego urbano dentro da cidade”, acrescentou.  

Sales estima que o edital pode ser publicado dentro de 30 dias, “e dentro de 70, 80 dias tentar iniciar a obra”.

O secretário enfatizou que a obra faz parte da estratégia do governo estadual e das cidades da Região Metropolitana de melhorar o fluxo dos contornos de Goiânia até que um anel viário mais complexo contemple a região.

Fundeinfra vai ser usado no Anel Sul de Goiânia

“Ela se soma ao esforço da gente estar evitando o trânsito por dentro de Aparecida e Goiânia. Aqui, a válvula de escape seria a GO-020, mas também temos algumas sequências de obras do Fundeinfra (Fundo Estadual de Infraestrutura) que também vão funcionar como Anel Sul de Goiânia”. Na sequência ele citou que se referia às conexões Nova Fátima-Aragoiana, Aragoiana-Hidrolândia, Hidrolândia-Bela Vista e Bela Vista-Silvânia.

“Quando a gente tiver esse arco sul concluído, a gente vai conseguir com que muita gente que vem em sentido BR-060 siga pela BR 153 ou consiga pular a cidade de Goiânia, se assim desejar”, acrescentou Pedro Sales.

De acordo com ele, a concepção da obra foi junto com a do Dianot. “O que nós estamos elaborando hoje é só uma etapa, a etapa da duplicação”.

Depois, afirmou, será feita a etapa de ligação da GO-020. “Já posso soltar um edital daqui a 30 dias. [mas] Se eu for esperar para fazer a obra toda, vou ter que esperar a concepção do projeto executivo desse segundo segmento. Eu ficaria parado de 90 a 100 dias sem significado”, justificou.

Por outro lado, Sales confirmou que a segunda etapa ainda não tem projeto executivo elaborado. “Estratégia traçada a gente já tem. A gente não tem projeto executivo”.  

Último ato

A assinatura do protocolo em Aparecida foi um dos últimos atos de Sales que deixa a secretaria na terça (11), substituído pelo ex-prefeito de Catalão, Adib Elias.

De saída do cargo, ele aproveitou para citar as obras em andamento com recursos do Fundeinfra. “Tem obras do Fundeifra na Região Sudoeste. Além delas, três obras estratégicas no entorno do DF, com a  GO-425, ligando Valparaíso e Novo Gama à BR-060; mais a GO-535 que liga a BR-060 a Santo Antônio do Descoberto; e a GO-435 que termina a ligação entre Padre Bernardo e a BR-414. Na região Metropolitana de Goiânia existem outras. E no Nordeste uma ligando Flores a Alvorada e outra ligando Novo Planalto a Bonópolis”, finalizou.

Prefeito de Aparecida comemora perspectiva para Eixo Viário

O prefeito Leandro Vilela comemorou as perspectivas com a obra do novo anel viário. “Vai trazer muito desenvolvimento para Aparecida. É uma obra sonhada pelo setor produtivo e pela sociedade usuária da Região leste”, pontuou. Segundo ele, o fluxo pesado de veículos em movimentação em torno do Dianot vai exigir essa solução.

“Agora vão colocar em processo de licitação e depois a ordem de serviço para o início dessa obra tão importante, que vai beneficiar o Dianot, [distrito] que vai receber mais 200 empresas nas 359 novas parcelas, onde devem ser gerados mais de 20 mil empregos. E um trânsito melhor é extremamente importante para o crescimento da renda e qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou em coletiva de imprensa.


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