27 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 02/06/2021 às 11:34

Copa América politizada: PSDB critica jogos em Goiânia e mira em Caiado e Bolsonaro

José Éliton, presidente do PSDB, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás (foto divulgação)
José Éliton, presidente do PSDB, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás (foto divulgação)

O presidente do diretório estadual do PSDB, José Eliton, divulga Nota de Repúdio na qual critica a decisão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) que anunciaram a Copa América no Brasil. Assinada pelo ex-governador José Eliton, a nota do partido fala em “irresponsabilidade com todos os cidadãos goiano e de crueldade com as mais de 17 mil família enlutadas no Estado (de Goiás).

Na terça, 1, ao anunciar Goiânia como sede, o governador Caiado argumentava que não era hora de “politizar” a realização do evento. E, menos de 24 horas após o anúncio, o partido de Marconi Perillo foi à frente com a crítica política.

Consultada, a assessoria do governador não respondeu até a publicação da notícia.

NOTA DE REPÚDIO

IRRESPONSABILIDADE COM OS GOIANOS

O atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, comete um grande ato de irresponsabilidade com todos os cidadãos goianos e de crueldade com as mais de 17 mil famílias enlutadas no Estado, que perderam entes queridos para a Covid-19. Num gesto de insensatez, quando aumentam casos de contágios e de lotação em UTIs nos hospitais das redes pública e privada de Goiás, num claro risco de termos de enfrentar a terceira onda da pandemia, Ronaldo Caiado autoriza a realização de jogos da Copa América em Goiânia. Mesmo que os jogos sejam realizados com os portões fechados para a torcida, todos profissionais sérios da área da saúde alertam para os riscos de contágios, principalmente de novas variantes da Covid-19 vindas de outros países, mais letais do que as que enfrentamos atualmente.  

Ronaldo Caiado afirma que não se pode politizar sobre o assunto. Entretanto, em mais um gesto de que o que diz não corresponde à realidade, sua decisão foi eminentemente política, com único objetivo de agradar o presidente Jair Bolsonaro, conhecido por seu negacionismo em relação aos riscos de contágio da Covid-19, que já causou a morte de 470 mil brasileiros. Ronaldo Caiado diz que é preciso pensar na saúde e ter coerência, mas em nenhum momento pensou que, para agradar o aliado (quando lhe convém), colocará em risco a saúde de 7 milhões de goianos. O que lhe mais falta é coerência. Ronaldo Caiado adora repetir que é médico, mas sua atitude teve como único objetivo ganhar dividendos políticos com o Palácio do Planalto, num momento que depende do presidente Bolsonaro para arrastar Goiás em direção a um precipício chamado de Regime de Recuperação Fiscal.

O PSDB teria o maior orgulho que os jogos da Copa América fossem realizados no Estádio Olímpico, um moderno complexo esportivo e um importante legado dos nossos governos para a população goianiense e goiana. Mas, o que os goianos mais precisam, e urgentemente, é de vacinas. Vacinas! Algo que Ronaldo Caiado pouco faz, fora posar para as câmeras toda vez em que o Estado recebe algumas caixas refrigeradas com doses enviadas à conta-gotas pelo Ministério da Saúde.

Mais do que promover espetáculos, buscar holofotes e ser submisso às vontades do presidente Jair Bolsonaro, Ronaldo Caiado deveria cobrar maior responsabilidade do Governo Federal para que avancemos mais rapidamente com a imunização da população goiana e brasileira. Falta coerência. Sobra irresponsabilidade. Vivemos, definitivamente, tempos sombrios em Goiás e no Brasil.

JOSÉ ELITON

Presidente do PSDB/GO

Goiânia, 2 de Junho de 2021

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .