Após dois anos de mandato, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz já planeja a parte final de seu mandato. Não é segredo que ele teve algumas dificuldades administrativas na parte inicial da gestão, questionamentos tipicamente de alguém que herdou uma máquina extremamente complexa. Agora, ao cruzar o marco da metade da gestão, Rogério Cruz consegue estabilizar a administração e, aos poucos, prepara o caminho para viabilizar a sua reeleição com uma agenda positiva cheia de investimentos.
A maior demanda da capital é por obras e serviços de qualidade. Nesta linha, o programa Goiânia Adiante é a carro-chefe da atual administração. Trata-se de um pacote de obras nas áreas de Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Saúde e Educação, orçado em cerca de R$ 1,7 bilhão. A grandeza do valor chama a atenção, pois tem potencial de transformar a cidade e alavancar a imagem de Rogério Cruz perante os eleitores goianienses.
O principal grupo do Goiânia Adiante é Infraestrutura e Mobilidade Urbana, que receberá boa parte do total dos recursos. A capital tem carêncianesta área e os projetos como pontes, viadutos, asfalto e outros sempre atraem boa aceitação popular. Vale lembrar que o ex-prefeito Iris Rezende focou nesses tipos de obras durantes seus mandatos e deixou a Prefeitura muito bem avaliado no final de 2018.
Demandas
Um dos destaques do programa Goiânia Adiante é a construção de cinco complexo viários em áreas de grande densidade de trânsito, como a Alameda do Contorno, perto do Parque das Laranjeiras, e a região do Cepal do Setor Sul.
Também estão incluídas as construções de 11 pontes, que vão ajudar a desafogar o tráfego de regiões problemáticas. A Rua EF9 no Jardim Eli Forte é uma das localidades que receberão uma ponte por meio do programa. A ligação do Residencial Itaipu ao Condomínio das Esmeraldas é outro exemplo de intervenção que melhorará o trânsito e a vida dos moradores. As obras estão em análise técnica.
A pavimentação dos bairros que ainda não possuem infraestrutura asfáltica também está na mira da atual administração municipal. O programa Goiânia Adiante prevê obras de asfalto em 11 bairros da capital. Juntamente com a pavimentação, a Prefeitura também construirá as galerias pluviais, tão importantes para dar a destinação certa às águas da chuva e, assim, evitar os alagamentos. As obras no Bairro Residencial Solar Ville e Chácara São Joaquim já estão em processo de licitação.
Ainda no pacote da Infraestrutura estão asintervenções de drenagem em pontos de alagamento, recuperação de monumentos, reconstrução de 500 km de pavimento asfáltico, substituição da iluminação do município por lâmpadas de led, recuperação de meio-fio e calçadas, dentre outras.
Não tem como negar que a agenda administrativa de Rogério Cruz lhe dará um grande impulso político eleitoral, no momento em que as discussões sobre a sucessão em Goiânia começam a ser assunto principal dentro dos partidos. Para um prefeito que está no mandato e vislumbra a reeleição, é necessário mostrar resultados, para construir uma base partidária forte que lhe dê sustentação. Em Goiânia, a agenda positiva de Cruz começa a trazer boa exposição, com obras espalhadas por toda a cidade.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .