O Celular Seguro, aplicativo desenvolvido pelo Governo Federal para inibir roubos de smartphones, está previsto para ser lançado nesta terça-feira (19), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e alguns bancos. A ideia é que, em um primeiro momento, a ferramenta ajude a bloquear o acesso de bandidos à linha telefônica e aplicativos de bancos.
Posteriormente, com atualizações do aplicativo e do site, que será abrigado no portal Gov.br, a expectativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública é que os aparelhos roubados se tornem um “pedaço de metal inútil” na mão dos bandidos. Com a ferramenta do Celular Seguro será possível avisar várias instituições de uma vez sobre o roubo ou furto.
O aplicativo Celular Seguro deve funcionar como uma espécie de “botão de segurança” para casos de roubos ou furtos, no qual o acionamento deve bloquear em até dez minutos os aplicativos de redes bancárias e mensagens via SMS. O acionamento, por sua vez, pode ser feito pela vítima ou por alguém previamente cadastrado.
Como funciona?
Primeiramente, o usuário deve baixar o aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iOS. O login será feito pela conta Gov.br e o interessado deve ler os termos de uso e concordar, entrando assim na plataforma.
Em seguida, aparecerá a página inicial para que o usuário cadastre pessoas de confiança e registrar o número de celular, além de ser o espaço para registrar a ocorrência. Ao cadastrar alguém como pessoa de confiança, ela consegue visualizar o aparelho no perfil, portanto, caso algo aconteça, é possível que crie uma ocorrência em nome de terceiros pelo aplicativo Celular Seguro.
Sobre o cadastro de telefone no aplicativo, não existe quantidade, mas é necessário que o usuário se atende que a linha deve estar cadastrada no próprio CPF, caso contrário, o alerta não será emitido.
Para registrar ocorrência é bem simples. O dono do smartphone furtado, perdido ou roubado, ou a pessoa de confiança indicada podem criar a ocorrência no aplicativo do Celular Seguro. É necessário que o número do aparelho seja selecionado em “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança”, e que o botão “Alerta” seja pressionado para criar uma ocorrência. Nessa aba, é possível registrar o que, quando e onde ocorreu o problema, sendo gerado um número de protocolo.
Após a ocorrência finalizada, o aplicativo fará a integração com as instituições participantes, permitindo compartilhamento de dados com operadoras de telefonia para suspensão do dispositivo e serviços financeiros.