Educação

Carta de aluna sem acesso às aulas remotas emociona professora, que doa celular e reforço

Um ato de solidariedade de uma professora chamou atenção em Orizona. Sandra Oliveira, que dá aulas na Escola Municipal Francelino Nunes de Paula, presenteou uma aluna com um telefone celular e internet para que ela possa acompanhar as aulas remotas.

A estudante presenteada é Ana Luísa, que tem 14 anos e cursa o 4º ano do ensino fundamental. Ela chegou recentemente da Bahia e, sem acesso à rede, não vinha conseguindo acompanhar as aulas.

Numa carta enviada à professora no Dia das Mães, Ana Luísa relatou as dificuldades que tinha para aprender sem ter o auxílio de um docente. A estudante conta ainda que os tios, com quem mora em Orizona, não sabem ler e, por isso, não conseguem ajudá-la. Ao pedir o celular, ela escreve: Meajuda ser alquem na vida pro” (sic).

Comovida pela carta, enviada junto com as atividades quinzenais da escola, Sandra pediu apoio a empresários e lideranças da cidade. “Me emocionei muito. Não é uma carta que nós professores costumamos receber. Era um pedido de ajuda mesmo. Entrei em contato com alguns parceiros para conseguir esse celular”, contou a professora ao DG.

Na escola, as aulas virtuais estão ocorrendo via WhatsApp. Por isso, Ana Luísa também ganhou acesso à internet, que está sendo instalado na casa dela ainda nesta quarta-feira (16). “A partir desta semana ela começa a acessar as nossas aulas”, destacou Sandra.

Carta enviada por Ana Luísa a Sandra. (Divulgação)

A doação arrecadada pela professora, além do aparelho celular e da internet, incluiu uma cesta básica com vários alimentos e também itens de higiene. Ana Luísa também ganhou seis meses de aulas presenciais de reforço de uma instituição privada.

No momento da entrega, a emoção tomou conta de todos. “Foi um momento de impacto, inclusive para mim, que estava muito ansiosa para fazer essa visita. Até brinco que estava me sentindo como o Gugu levando as doações. Ela ficou impactada. A família muito emocionada. A emoção da tia era visível. Conseguimos levar muita coisa de comida, higiene pessoal. A gente fica feliz com essa visão da família da importância da educação”, relatou.

Sandra diz ainda que o acesso à internet é apenas o primeiro passo para o crescimento acadêmico de Ana Luísa. “O processo não para agora. Foi apenas o início. A gente precisa consolidar mais parcerias para tentar dar mais suporte para essa família, essa adolescente”, ressalta.

Situação comum

A Escola Municipal Francelino Nunes de Paula atende vários estudantes da zona rural de Orizona. Desse modo, segundo a professora, casos como os de Ana Luísa são comuns nesse período de pandemia.

“A nossa realidade é muito difícil. Muitos dos nossos alunos são da zona rural e não têm acesso. O acúmulo de atividades é muito grande. Como a Ana Luísa, há muitos”, pontua.

Nesse cenário, Sandra enxerga uma defasagem cada vez maior em muitos estudantes. Além disso, ela relata que a diferença entre os que têm acesso às aulas remotas e os que não têm é cada vez maior.

“É gritante a diferença do nível de aprendizagem de quem não tem acesso para os demais. Quem não tem acesso fica muito defasado. Quando retornarmos, a heterogeneidade será grande”, destaca.

Rafael Tomazeti

Jornalista

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