Com nova recontagem de votos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), nesta sexta-feira (09/12), os nomes de George Morais (PDT) e Fred Rodrigues (DC), após conseguirem deferimento de suas candidaturas na Justiça Eleitoral, foram considerados eleitos.
O primeiro conseguiu a eleição por conta do coeficiente de votos atingido pelo PDT, enquanto o segundo foi eleito por média em uma votação expressiva, especialmente em Goiânia. No total foram 42.784 votos. Ambos vão assumir as cadeiras de Cristóvão Tormin (Patriota) e Thiago Albernaz (MDB).
George Morais conseguiu reverter o indeferimento de sua candidatura no mês passado. A candidatura de Morais havia sido impugnada, e o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Ele recebeu 38.336 votos no pleito do dia 2 de outubro.
Já Fred tinha sua candidatura indeferida por conta de não ter apresentado a certidão de quitação eleitoral, mas a Justiça Eleitoral entendeu que o processo foi anulado.
Com o novo cenário, a tendência é que George Morais reforce a base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), na Assembleia Legislativa, enquanto o bolsonarista Fred Rodrigues deve se juntar à oposição de Caiado.
Vale ressaltar que Thiago Albernaz é governista, e Cristóvão Tormin, embora seja de um partido oposicionista, vinha mantendo conversas a respeito de uma possível adesão à base caiadista.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Fred Rodrigues / George Morais / Thiago Albernaz / tribunal regional eleitoral / Política