14 de julho de 2025
HOMENAGEADO • atualizado em 19/06/2025 às 23:00

Em evento rápido e com poucos discursos, Bolsonaro recebe título de cidadão aparecidense

Além de Bolsonaro, Gustavo Gayer e Fred Rodrigues também receberam a honraria proposta pelo vereador Dieyme Vasconcelos
Bolsonaro durante o evento em que se tornou cidadão aparecidense. (Foto: Marcelo Silva)
Bolsonaro durante o evento em que se tornou cidadão aparecidense. (Foto: Marcelo Silva)

Jair Bolsonaro (PL) recebeu, na noite desta quinta-feira (19), o título de cidadão aparecidense. Além do ex-presidente, o título também foi entregue ao deputado federal Gustavo Gayer (PL), ao ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) e ao advogado Victor Hugo Pereira.

Bolsonaro chegou abatido à Câmara de Aparecida, aparentando problemas de saúde. Durante o breve discurso, foi atrapalhado diversas vezes por um refluxo, consequência da facada que recebeu durante o pleito de 2018.

“Vomito dez vezes por dia”, afirmou o ex-presidente. Por conta da enfermidade, a cerimônia de entrega do título de cidadão aparecidense foi abreviada.

Na fala, Bolsonaro repetiu o mesmo discurso de outras ocasiões, colocando-se como pré-candidato à Presidência da República, mesmo estando inelegível até 2030, e tecendo críticas à esquerda, ao Judiciário e à imprensa.

Diferente de outras ocasiões, onde participou de eventos com grande apelo popular, o ex-presidente não contou com uma multidão demonstrando apoio.

Além de Bolsonaro, Gayer e Fred, a cerimônia contou com a presença do senador Wilder Morais (PL); dos vereadores de Goiânia, Coronel Urzeda (PL), Ozeias Varão (PL) e Willian Veloso (PL); e dos vereadores de Aparecida, Gilsão Meu Povo (MDB) e Dieyme Vasconcelos (PL).

A principal ausência foi a de Major Vitor Hugo (PL). Aliado de primeira hora de Bolsonaro, o vereador vive uma queda de braço com o grupo político de Gayer, evidenciando a guerra interna que vive o PL em Goiás.

Presidente estadual do PL, Wilder Morais evitou polemizar. Defendeu a candidatura do ex-presidente, que está inelegível, dizendo que, em 2026, “vão tirar tudo de mal que está acontecendo no nosso país”.

Possível adversário de Gayer em 2026, Gustavo Mendanha também participa do evento

Quem também marcou presença no evento foi o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PSD).

Diferente da tropa de choque de Bolsonaro, Mendanha optou por não discursar. Ficou próximo ao ex-presidente e a Gustavo Gayer, possível adversário na disputa pelo Senado Federal, em 2026.

Recentemente, Mendanha trocou o MDB pelo PSD. A mudança tem a intenção de viabilizar sua candidatura ao Senado, mas, segundo o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, outros cargos também estão em vista.


Leia mais sobre: / / / / / Política