22 de dezembro de 2024
Atualização

Cadastro e recadastro do CadÚnico de famílias goianas será feito pela Prefeitura até a próxima sexta (14)

Serão 27 postos de atendimentos espalhados na cidade para que as famílias que recebem o Auxílio Brasil e Auxílio Gás possam atualizar os dados no sistema
Em Goiânia são mais de 164.124 mil famílias cadastradas. Foto: Reprodução
Em Goiânia são mais de 164.124 mil famílias cadastradas. Foto: Reprodução

A atualização cadastral das famílias de baixa renda de Goiânia que ingressaram no Cadastro Único (CadÚnico) entre 2016 e 2017 será realizada pela Prefeitura até a próxima sexta-feira (14). Serão 27 postos de atendimento, nas unidades do Cras, do Nas e na sede da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).

A atualização dos dados do beneficiários deste período é determinação do Governo Federal, para acompanhar as famílias que recebem os benefícios. Atualmente, 164.124 famílias goianienses possuem cadastro no CadÚnico. Além do recadastramento, os interessados em fazer o primeiro cadastro também podem procurar os postos de atendimento.

O gerente de benefícios sociais do CadÚnico de Goiânia, Gleison Guilhermino de Souza, lembra que, diferente do recadastro, a primeira inscrição pode ser feita pela Sedhs em qualquer período e relata quais os requisitos. “Qualquer pessoa pode se inscrever, mas para ter acesso aos benefícios é preciso atender aos requisitos do CadÚnico. Cada programa tem a sua especificidade, são três níveis dentro do cadastro: famílias em situação de extrema pobreza, que é o primeiro grupo, situação de pobreza e situação de baixa renda. Para transferência de renda do governo federal existem dois programas, o auxílio gás e Auxílio Brasil, que atendem a faixas de renda específicas”, explicou.

Para realizar a atualização do cadastro ou a inscrição pela primeira vez, o interessado deve levar o RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Se o beneficiário estiver em idade escolar, deve apresentar também a frequência escolar ou comprovante de matrícula. O secretário reitera que para continuar recebendo os benefícios, os inscritos nos programas devem atualizar os dados pessoais a cada dois anos, obrigatoriamente.


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