27 de maio de 2024
Operação Jeremias

PF desarticula organização especializada em fraudes no Auxílio Brasil

Os criminosos criavam contas bancárias junto à Caixa Econômica em nome de terceiros para efetuar saques do benefício
Mandados de busca e de prisão preventiva são cumpridos em três estados e no Distrito Federal. (Foto: Polícia Federal).
Mandados de busca e de prisão preventiva são cumpridos em três estados e no Distrito Federal. (Foto: Polícia Federal).

A Polícia Federal (PF) deflagrou durante a manhã desta terça-feira (20), a Operação Jeremias 17:5, que apura fraude no Programa Auxílio Brasil, concedido pelo Governo Federal.

A investigação teve início em julho de 2022 com a prisão em flagrante de cinco integrantes do grupo em um hotel localizado na cidade de Santa Maria (RS), na posse de grande quantidade de cartões bancários pré-pagos, dinheiro em espécie, documentos falsos, computadores e celulares. Diligências realizadas indicaram que os itens apreendidos eram instrumentos e objetos de crimes, utilizados pelo grupo para criação de contas bancárias junto à Caixa Econômica Federal em nome de terceiros, para fins de efetuar saques do benefício do Programa Auxílio Brasil.

A ação mobilizou 50 policiais federais, além do apoio da Brigada Militar, para o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo/RS, Diadema/SP, Fortaleza/CE e em Brasília/DF. Também são executados bloqueios de valores nas contas dos envolvidos para o ressarcimento ao erário.

Com o avanço da investigação, foi possível identificar a estrutura e abrangência da organização criminosa, seus operadores e beneficiários. Um dos líderes do grupo estava em liberdade condicional, mas seguia praticando uma série de delitos, sendo preso preventivamente em outubro deste ano na cidade de Novo Hamburgo.

São apurados os delitos de Estelionato Contra a União e Receptação, ambos do Código Penal e, ainda, formação de Organização Criminosa.

O nome da operação faz referência à passagem bíblica Jeremias 17:5 “Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor”, citação destacada no perfil social de um dos integrantes da organização criminosa.


Leia mais sobre: / / / / Geral

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.