22 de novembro de 2024
Agora vai?

“BRT estará funcionando em outubro de 2023”, garante Rogério Cruz

Prefeito afirma que a parte de tecnologia está 100% montada, que estações estão sendo preparadas e que acertou entrega da pista de rolagem junto à empresa responsável pelas obras
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares. Foto: reprodução/Diário de Goiás
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares. Foto: reprodução/Diário de Goiás

O BRT em Goiânia estará funcionando ainda em 2023. É o que garante o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares, o Chefe do Executivo municipal afirmou que a empresa responsável pelas obras teve dificuldades. Porém, na última conversa, a previsão de entrega do trecho 2 ficou acertada para o mês de outubro.

“Infelizmente, por alguns problemas, eles tiveram algumas dificuldades. Na última conversa, essa semana, ficou definido que este ano, 2023, o BRT estará funcionando. A nossa previsão é de, em outubro, entregar a pista de rolagem”, detalhou.

Em julho, foi anunciado um aditivo de prazo para a conclusão das obras do BRT. Conforme informado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), foram concedidos mais 120 dias para a entrega dos trabalhos, agora previstos para 31 de outubro de 2023. A pasta informou que o aditivo seria apenas de prazo, sem nenhum acréscimo financeiro.

Segundo o prefeito, toda a parte de tecnologia já foi preparada até o terminal Hailé Pinheiro do BRT Norte Sul, localizado na Avenida Perimetral, no Setor Urias Magalhães, cuja entrega está programada para setembro.

A nossa parte de tecnologia já está totalmente montada, 100% desde o Terminal Isidória até o Terminal Recanto do Bosque, com os novos terminais Isidória, Paulo Garcia e Hailé Pinheiro, que estará sendo inaugurado agora, provavelmente, dia 15 de setembro.

Além da parte tecnológica, Rogério Cruz ressalta que as estações situadas ao longo do percurso do BRT estão sendo devidamente preparadas para que não haja invasão desses espaços.

“São 32 estações, se não estou em erro, entre o Terminal Isidória e o Terminal Recanto do Bosque. Essas estações estarão sendo preparadas também a tempo para que as pessoas não venham invadir depois de prontas, trabalhos que serão realizados pela RedeMob e não poderá ter invasão. Então, nós estamos preparando uma maneira de ter o trabalho feito por eles entregue, mas sem ter problema nenhum com qualquer cidadão”, pontuou.

LEIA TAMBÉM:

– Já atrasadas, obras do BRT em Goiânia ganham mais 120 dias para a entrega
– Com obras paradas, Trecho 1 do BRT-Norte Sul tem apenas 2,21% dos serviços executados

Trecho 1 do BRT ainda não será entregue, afirma Rogério Cruz

Questionado se o trecho 1 do BRT, situado entre os terminais Isidória, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, e Cruzeiro do Sul, no Jardim Nova Era, em Aparecida de Goiânia, também segue o mesmo cronograma de entrega, a resposta de Rogério Cruz foi negativa.

“O trecho 1 não entra, infelizmente, porque quando nós assumimos 2021, a empresa já tinha esse desejo de abandono. Infelizmente, tivemos duas conversas, tentamos ainda, mas eles vieram no final do ano passado fazer o distrato”, ponderou.

De acordo com o prefeito, as obras deste trecho estão em fase de nova licitação. “Já fizemos o distrato e estamos em fase de uma nova licitação para uma nova empresa fazer, então, a questão da fase 1, que é do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia”, finalizou.

LEIA MAIS: Goiânia recebe Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana pelo Passe Livre do Trabalhador


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia