O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou assessores nordestinos de “pau de arara”, expressão considerada preconceituosa. A fala foi feita nesta quinta-feira, 3, durante transmissão ao vivo nas redes sociais após o presidente perguntar aos auxiliares a origem de Padre Cícero, um antigo vigário de Juazeiro do Norte, Ceará, e reverenciado por nordestinos.
“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí. Ceará”, declarou o presidente em sua mais recente Live.
Bolsonaro chegou a anular na semana passada 122 antigos decretos de luto pela morte de personalidades brasileiras, entre elas Padre Cícero, que morreu em 1934.
Após pressão popular, sobretudo no Nordeste – região onde deve ter mais dificuldades nas eleições de 2022, sobretudo na comparação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -, revogou a anulação dos decretos de luto.
Por Eduardo Gayer, enviado especial/Estadão Conteúdo
Leia mais sobre: governo bolsonaro / Brasil / Destaque 2