22 de dezembro de 2024
Investigação

Bolsonaro depõe na PF para o inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado

A suposta tentativa de golpe foi denunciada pelo senador Marcos do Val
Este ano, Bolsonaro já foi intimado para prestar depoimento em outras três investigações. Foto: Reprodução/Palácio do Planalto
Este ano, Bolsonaro já foi intimado para prestar depoimento em outras três investigações. Foto: Reprodução/Palácio do Planalto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai prestar depoimento à Polícia Federal (PF), em Brasília, na tarde desta quarta-feira (12). Ele será ouvido sobre suposta confabulação e participação na tentativa de golpe de Estado, denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Conforme investigações e segundo o senador, Bolsonaro teria participado de uma reunião, com a presença de Marcos do Val e do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) com o objetivo de anulação da vitória de Lula nas eleições e prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A tal reunião foi citada por do Val em encontro com o ministro.

LEIA TAMBÉM: CPMI: Mauro Cid, ex-ajudante de Bolsonaro, é ouvido sobre conspiração golpista; veja detalhes

O inquérito foi aberto em fevereiro deste ano pelo ministro do STF. Em junho, endereços e gabinete do senador foram alvos de busca e apreensão, a pedido de Moraes. À época da ação, Marcos do Val negou participação em qualquer tipo de crime e criticou a operação.

A estratégia da defesa de Bolsonaro será parecida com a abordagem do senador. Conforme informações da CNN, os advogados do ex-presidente tiveram acesso ao inquérito na última segunda-feira (10), e a partir de então, focaram na estratégia de defesa, que ao que tudo indica, de acordo com fontes próximas, será negar participação na trama golpista. Além disso, pretendem explorar contradições de Marcos do Val, que já deu diversas versões do caso.


Leia mais sobre: / / Política