Após ser acionada judicialmente para que fosse obrigada a fornecer os dados do usuário que proferiu ofensas racistas a entregador de aplicativo, o iFood respondeu à ordem judicial e forneceu os dados pertinentes. A informação foi divulgada pela própria Polícia Civil de Goiás nesta terça-feira (10/11).
Agora, a Delegacia Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC) fará as devidas diligências para encontrar quem mandou as mensagens e fará à conduta delitiva, com base nas informações fornecidas pelo aplicativo. A Polícia Civil informou que ainda não há prazo certo para conclusão das investigações que acontecerá apenas ao fim de todas as diligências.
Entenda o caso:
O caso aconteceu no último dia 25 de outubro, em Goiânia. O motoboy que trabalha em uma hamburgueria da capital foi realizar uma entrega no Residencial Aldeia do Vale. Antes dele entrar, a cliente pediu a substituição por um entregador branco. “Não vou deixar esse macaco entrar no meu condomínio”, escreveu.
O caso foi denunciado à Polícia Civil, que abriu um inquérito para apurá-lo. A defesa do Aldeia do Vale informou que os dados do suposto cliente não batem com o de nenhum morador, incluindo o endereço fornecido.
O iFood reitera que já baniu o usuário que proferiu as ofensas do aplicativo e que já repassou os dados do usuário. “A empresa segue a legislação vigente e, diante do Marco Civil da Internet, aguarda a ordem judicial que autoriza ceder demais informações de terceiros”, pontua. A assessoria de imprensa do aplicativo sempre ressaltou que repudia qualquer ato de racismo e “continua à disposição das autoridades para a investigação”.