20 de novembro de 2024
Vacinação pediátrica

Aplicação da segunda dose da CoronaVac em crianças será iniciada em Goiânia

Confira o cronograma de aplicação
Vacinação pediátrica contra Covid-19 em Goiânia avança (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)
Vacinação pediátrica contra Covid-19 em Goiânia avança (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia começa a aplicar, nesta terça-feira (22/02), a segunda dose da CoronaVac em crianças a partir de 06 anos. A vacina é aplicada naquelas que receberam a primeira dose há 28 dias, conforme indicado no cartão de vacinação. São disponibilizados 13 postos exclusivos para atendimento a este público. 

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atendem de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e, aos sábados, das 08h às 16h. Os mesmos postos seguem no atendimento a crianças de 5 a 11 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina. Não há necessidade de agendamento.

O prefeito Rogério Cruz ressalta que “as vacinas pediátricas são testadas e comprovadamente seguras. Lembramos que completar o esquema vacinal é de suma importância para potencializar a proteção do imunizante e, assim, proteger nossas crianças”.

A CoronaVac foi inserida na campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade a partir de 06 anos em 21/01, após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em Goiânia, o imunizante começou a ser aplicado no dia 25/01. Por isso, nesta semana, são imunizadas crianças que receberam a primeira dose da CoronaVac entre 25 e 28/01. 

A criança deve comparecer aos postos de vacinação acompanhada por um dos pais ou responsáveis, munida do cartão de vacina e documento de identificação. Pais ou responsáveis legais que, porventura, não puderem levar a criança ao posto de vacinação devem preencher, também para a segunda dose, a autorização para que outra pessoa a acompanhe. O documento está disponível no site: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/ 

Pfizer

Para as crianças vacinadas com a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer, o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde é de oito semanas.

Recomendações

A vacina contra a Covid-19 em crianças não deve ser aplicada simultaneamente a imunizantes para outras doenças. A recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias. Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar 30 dias após a data de início dos sintomas para se vacinar. 

Cronograma da semana para a segunda dose da CoronaVac:

– Terça-feira (22/02): vacinados com primeira dose até 25 de janeiro

– Quarta-feira (23/02): vacinados com primeira dose até 26 de janeiro

– Quinta-feira (24/02): vacinados com primeira dose até 27 de janeiro

– Sexta-feira (25/02): vacinados com primeira dose até 28 de janeiro


Leia mais sobre: / Goiânia