Nesta semana, Aparecida de Goiânia terá dois feriados, um municipal e outro nacional. Na quinta-feira, dia 14 de novembro, é celebrado os 61 anos de Emancipação Política da cidade, e no dia 15 de novembro, na sexta-feira, o Dia da Proclamação da República.
A junção das duas datas ocasiona um feriado prolongado a quem reside e trabalha na cidade. No âmbito da Administração Pública, nesses dois dias de feriados funcionarão apenas os serviços de: emergência em saúde com atendimento 24h (UPAS e Cais); Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, fiscalização de Meio Ambiente e Regulação Urbana e serviço de coleta de lixo.
Nesta quinta-feira (14), Aparecida comemora seus 61 anos e emancipação política. A cidade conquistou sua emancipação política e administrativa em 14 de novembro de 1963, isto é, 41 anos depois de sua fundação histórica, em 11 de maio de 1922.
Em 1963, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) elevou o então distrito de Goialândia à categoria de município. O Projeto de Lei que emancipou Aparecida teve a época o empenho dos deputados estaduais Iris Rezende Machado e Olinto Meireles. A lei da emancipação foi sancionada em fevereiro de 1964, quando o governador Mauro Borges nomeou Licídio de Oliveira como primeiro prefeito de Aparecida.
Dessa forma, o calendário anual da cidade tem duas datas de valor histórico para o município: 11 de maio, aniversário de fundação do município, e 14 de novembro, quando Aparecida conquistou sua independência política e administrativa.
Com 61 anos de emancipação política e 102 anos de fundação histórica, hoje, o município tem população que ultrapassada 527 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBE). Atualmente, Aparecida é a terceira maior economia de Goiás, com um PIB de R$ 16,9 bilhões, ano base 2021, conforme o IBGE.
O prefeito Vilmar Mariano destacou o crescimento de Aparecida ao longo dos últimos anos. “A cidade se desenvolveu ao longo dos anos, tornou-se a segunda maior cidade do estado e um dos municípios mais importantes do país. Não por coincidência, Aparecida é uma cidade de economia forte, de oportunidades, de crescimento continuado e de gente hospitaleira”, afirmou.