07 de agosto de 2024
Parabéns • atualizado em 11/05/2022 às 10:55

Aparecida 100 anos: a cidade que dobrou de tamanho em duas décadas e uma das mais importantes do país

Nas duas últimas décadas, a população da cidade registrou um aumento de 79%, saltando de 336.392 habitantes, em 2000, para os atuais 601.844 moradores
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

11 de maio de 1922, nesta data iniciava-se a construção da Capela de Nossa Senhora Aparecida e logo com o passar do tempo, se transformaria em paróquia e santuário. Assim, nasce Aparecida de Goiânia, de pequena cidade dormitório a uma das mais importantes de Goiás e do Brasil.

Hoje, Aparecida apresenta um grande crescimento econômico e social. Nas duas últimas décadas, a população da cidade registrou um aumento de 79%, saltando de 336.392 habitantes, em 2000, para os atuais 601.844 moradores de hoje, segundo estimativa feita em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente o município é o 2º maior do estado e a 17ª maior cidade do país.

No campo econômico, Aparecida de Goiânia tem muito o que comemorar. Segundo dados do BGE, entre 2010 e 2018, o município registrou um crescimento de 122% em seu PIB, atingindo o valor de R$ 14,4 bilhões, o terceiro maior de Goiás e um dos 20 maiores da região Centro-Oeste. Em 2017, por exemplo, o município foi o segundo que mais gerou empregos formais no Brasil, com saldo de 4.342 novos postos de trabalho criados naquele ano, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De 2008 para 2022, foram registradas mais de 80 mil empresas na cidade. Atualmente, há quase 87 mil cadastros ativos no município.

Infraestrutura

No campo da infraestrutura, o município teve dezenas de bairros completamente asfaltados; cerca de 80 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas construídos em grandes avenidas; redes de águas pluviais estruturadas por toda a cidade e cinco novos eixos viários inaugurados, quatro deles no sentido norte-sul e um no sentido leste-oeste.

Saúde

Na área da saúde o município construiu, nos últimos anos, o HMAP, nomeado como Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado; 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do Centro Municipal de Especialidades, que funciona no Jardim Boa Esperança, região do Garavelo.

Educação

Na educação pública, além de ter criado 5.600 vagas para crianças que esperavam no cadastro de reserva, a Prefeitura de Aparecida implantou o ensino de robótica já em metade das unidades escolares. A gestão municipal também reformou 17 escolas e um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), inaugurou o CMEI Retiro do Bosque e entregou à comunidade, ainda, novas quadras poliesportivas em mais duas escolas.

Expansão

A Prefeitura de Aparecida reconhece que, para manter esse crescimento, a administração municipal terá de executar novas obras de grande complexidade, à altura da posição que a cidade ocupa no Estado.

De acordo com o prefeito Vilmar Mariano, a gestão já elegeu e está executando um programa de governo para investir R$ 1 bilhão na infraestrutura nos próximos anos, preparando Aparecida para a geração de 2050. Parte dessas obras estão em andamento, através de cinco novos eixos viários, todos no sentido leste-oeste e que irão interligar toda a região do Grande Garavelo.

Leia também:


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Comentários