A pesquisa Grupom/Tribuna do Planalto poderia utilizar a manchete “Marconi Perillo e Iris Rezende empatados”, mas ela já foi publicada na edição do jornal em 21/03/10, com texto da excelente jornalista Ana Paula Hoekeweld, em matéria sobre uma pesquisa eleitoral daquele ano. O tempo passou e a posição dos dois líderes mantém-se como a principal força deles. A manchete poderia ser a mesma, mas o cenário de agora, e a história, são muito diferentes.
Os dados da pesquisa indicam a força de Iris Rezende(PMDB) na capital, mas é nome enfraquecido no interior do Estado. O peemedebista permanece como o oposicionista, apesar disso, mais aproximado da liderança de Marconi Perillo (PSDB).
O empresário Júnior do Friboi (PMDB) também ganhou força no interior, nos últimos meses. O foco das viagens e encontros, assim, mostrou resultado que adicionou pontos para o “pré-candidato oficializado”.
Já o empresário e presidente do PSB, Vanderlan Cardoso, aparece, comparando-se com a posição em outras pesquisas eleitorais, como um candidato que, se fosse um campeonato de regularidade, a eleição daria a ele um bom resultado. Mas, inversamente à posição de Júnior Friboi, não conseguiu ampliar sua posição pelo interior do Estado. Não é por acaso que, agora, o pré-candidato ampliou as viagens.
A força de Marconi Perillo, posicionado no exercício do poder, é incontestável. Por isso, está mais do que claro que é um “escravo da candidatura”. O vice José Eliton Jr. não conseguiu, até agora, viabilizar-se como opção. Se Perillo pensa em colocar outro nome, seu único caminho é anunciar que não é candidato. Fato absolutamente improvável antes de junho. A fraqueza do governador está na incômoda rejeição. Comparável a 2010, uma situação totalmente inversa.
A surpresa da pesquisa Grupom, sem dúvida, é a posição do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). Ele conseguiu figurar bem na região centro, no Entorno do DF e, alguns cenários, na região sudoeste. No entanto, tem modesta citação pelos eleitores da região metropolitana de Goiânia e nas outras delineadas pela pesquisa. Literalmente, Gomide candidato a governador embaralha o processo.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .