Publicidade
Goiânia
| Em 3 anos atrás

Amma quer ir ao Canadá avaliar modelo de arborização

Compartilhar

O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, deve ir a Vancouver, no Canadá, estudar o modelo de arborização da cidade. Um chamamento para contratação de uma agência de viagens foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira (20). A informação foi publicada primeiro pelo jornal O Popular.

Segundo a Amma, a administração municipal vai custear a viagem por se tratar de uma agenda institucional. No Canadá, Alves vai visitar instituições e órgãos de meio ambiente responsáveis pelo urbanismo e arborização de Vancouver.

Publicidade

O chamamento prevê a viagem para o mês de dezembro. O custo ainda é indefinido. Conforme a Amma, os valores só serão conhecidos depois que for feita a análise das propostas das agências. A empresa deve oferecer passagens aéreas e terrestres, hospedagem, transfer e traslado ou locação de veículos, além de seguro viagem.

Publicidade

Veja: Goiânia inaugura novos parques neste domingo

Publicidade

Por que o Canadá

O Canadá figura entre os países que têm cidades com as melhores arborizações. Vancouver é destaque em vários levantamentos de estudiosos a respeito e, em várias pesquisas, apontada como a cidade mais arborizada do mundo.

A administração de Rogério Cruz diz que o plano é tornar Goiânia o município mais arborizado. Por isso, a capital goiana busca inspiração no modelo canadense, apesar da diferença de clima e vegetação. A Amma deve apresentar à Câmara um novo plano de arborização em breve.

Publicidade

A viagem é alvo de críticas de estudiosos que avaliam que os esforços seriam melhor empregados em apoio a pesquisas com a vegetação do Cerrado. Há grupos que contemplam o tema em estudos em universidades de toda a região Centro-Oeste, incluindo a Universidade Federal de Goiás (UFG).

A Amma explicou que a viagem ao Canadá não vai ao país norte-americano pelas espécies de plantas. A ideia é buscar modelos implementados pela gestão de Vancouver e da província da Colúmbia Britânica para garantir engajamento popular à preservação das áreas verdes. A agência também quer entender as políticas de conservação implementadas na cidade que garantem o título de mais arborizada à cidade da região do Pacífico.

Publicidade