16 de dezembro de 2024
Serviço

Ameaças à Constituição e democracia são temas de palestra em Goiânia

O ex-deputado federal, membro da Assembleia Nacional Constituinte, e advogado, Aldo Arantes, fará na próxima quinta-feira (13) uma palestra com o tema “Os 32 anos da Constituição Federal: uma conquista ameaçada”. O evento também marca o lançamento do livro “Por que a democracia e a Constituição estão sendo atacadas”, de autoria do advogado.

A palestra é promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e começa às 19h, no Meu Escritório Casag, na Avenida Goiás, no Centro de Goiânia. A entrada é gratuita.

Em contato com o Diário de Goiás, Arantes diz que a implantação de medidas neoliberais que, argumenta ele, retiram direitos adquiridos pela Constituição de 88, é uma das principais causas da guinada do autoritarismo. “Só há como implementar essa política com a demonização do Estado Social, que garante o equilíbrio entre as forças numa democracia”, justifica. “Isso leva à hegemonia do mercado, que só objetiva o lucro”, acrescenta.

Segundo Arantes, o desmonte da Carta Magna de 88 se dá desde o governo Collor, com exceção das gestões petistas. Com Bolsonaro, expõe o advogado, o Brasil incorre no risco de “se aprofundar mais no caráter anti-democrático e terminar instalando um governo policial de caráter neofascista”.

A despolitização pregada por determinadas correntes ideológicas, como a bolsonarista, explica Arantes, também é própria de regimes totalitários. Por isso, é importante alertar a sociedade.

“É preciso conscientizar as pessoas do que está acontecendo no Brasil. A intenção é dar elementos para que elas possam se posicionar e consolidar a democracia”, afirma.


Leia mais sobre: / / / Serviço