Publicidade
Brasil
| Em 12 meses atrás

Alunos brasileiros apresentam déficit na solução de problemas simples de matemática, aponta Pisa

Compartilhar

Um levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2022 (da sigla em inglês, Pisa), divulgado nesta terça-feira (5), apontou um déficit nos conhecimentos em matemática entre os alunos brasileiros. Segundo o estudo, entre os estudantes de 15 anos, aqueles que acabaram de cursas o ensino fundamental II e ingressar no médio, 73% ficaram abaixo do nível 2.

Os resultados dos alunos brasileiros mostram que eles não conseguem fazer operações simples da matemática como, por exemplo, converter moedas e comparar distâncias percorridas em caminhos diferentes. No geral, o índice de estudantes abaixo do nível 2 é de 31%.

Publicidade

Segundo a presidente-executiva da ONG Todos Pela Educação, Priscilla Cruz, mesmo com o descaso do governo federal, os estados e municípios reagiram. “Apesar do completo descaso do governo federal, houve um efeito de reação dos estados e dos municípios, com trabalhos coordenados e muito intensos frente à desorganização do Ministério da Educação (MEC)”, disse.

Publicidade

De acordo com a presidente-executiva da ONG, a diferença entre língua portuguesa e matemática se dá pela forma de aprendizagem. Na disciplina de linguagens, os alunos têm contato mais intenso no cotidiano e a leitura e escrita são naturalmente incentivados. Já em matemática, Cruz avalia que são necessários bons professores e colégios, afirmando que “o Brasil não está formando bons docentes”.

Publicidade

Um outro fator que dificulta bons docentes na disciplina de matemática é a carreira pouco atrativa pela baixa remuneração e condições de trabalho. “E não para por aí: a evasão nessas graduações também é alta. O aluno que é bom em cálculo acaba migrando para carreiras com melhores perspectivas de mercado de trabalho, como economia, engenharia e ciências da computação”, afirma.

Para a melhoria do resultado dos alunos brasileiros no próximo Pisa, revertendo a situação da matemática, é necessário que haja investimento na formação de professores e na primeira infância.

Publicidade
Publicidade
Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.