19 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 10/05/2014 às 21:25

A inversão da imagem de Paulo Garcia

 

 

O desgaste da administração do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), pode ser revertido para positivo até o fim do mandato. A perspectiva de assessores do prefeito está baseada em investimentos que prometem provocar um forte impacto na percepção dos cidadãos da capital. A atual administração, apesar da crise instalada na receita e despesa, poderá disponibilizar, aproximadamente, R$1,3 bilhão para investimentos em obras, em Goiânia. Será suficiente?

Não há dúvida que as crises recentes da administração municipal, a da coleta do lixo foi a mais explícita, provocaram um duro golpe na imagem de Paulo Garcia. Derrotas, como a da atualização da planta de valores para 2014, na Câmara de Goiânia, impactaram o caixa da prefeitura. Atropelada em dívidas – por volta dos R$400 milhões com fornecedores -, a administração de Garcia espera fortalecer o caixa com o refinanciamento de dívidas a receber de contribuintes e pagar as contas atrasadas. 

Endividada, qual a fonte para as obras da prefeitura de Goiânia e que poderiam inverter a imagem de Paulo Garcia? O prefeito conta com recursos para construção por meio de financiamentos do governo federal e pela venda de áreas públicas. Por exemplo, a construção do BRT (Bus Rapid Traffic) no eixo norte-sul (R$540 milhões) já foi garantido. Da mesma fonte, sairão os recursos para Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), para hospitais e para asfaltamento. O projeto Macambira-Anicuns também tem financiamento.

Qual a garantia de que os investimentos poderão ajudar a inverter para o lado positivo a imagem de Paulo Garcia, antes das eleições e ajudar seus aliados? Não há nenhuma. Os investimentos precisam de longo prazo. A crença de assessores do prefeito na inversão de sua imagem precisa de suporte na eficiência e na contratação e execução das obras. Não é algo simples, mas é um caminho.

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .