23 de dezembro de 2024
Goiânia • atualizado em 17/07/2020 às 11:45

79% aprovam criação de linhas diretas no transporte coletivo, diz RedeMob

Antecipação foi feita para ajudar empresas. Foto: Prefeitura de Goiânia.
Antecipação foi feita para ajudar empresas. Foto: Prefeitura de Goiânia.

Uma pesquisa divulgada na manhã desta sexta-feira (17) pelo RedeMob Consórcio aponta que 79% dos usuários do transporte coletivo, em cinco regiões analisadas, aprovam a criação de linhas diretas no sistema, sem a necessidade de passar por terminais, conectando o bairro ao destino. Outros 15,2% reprovariam, enquanto 5,8% disse ser indiferente.

Conforme o levantamento, 76,1% dos entrevistados afirmaram que ganhariam tempo no deslocamento se houvesse uma linha direta. Em contrapartida, 17,5% acredita que não haveria economia no tempo. Outros 6,4% não souberam responder.

A pesquisa do RedeMob ouviu 1.246 pessoas nos terminais de integração Goiânia Viva, Maranata, Nerópolis, Veiga Jardim e Vila Brasília, entre terça (14) e quinta-feira (16). A margem de erro é de 2,68% e a confiança é de 95%.

Para o diretor de Transportes do RedeMob, Cézane Eduardo de Siqueira, a pesquisa expôs que a proposta de criar linhas diretas, sem passar por terminais, pode, além de reduzir o risco de contágio pelo coronavírus Sars-CoV-2, contribuir para a viagem da maioria dos usuários.

“O momento que estamos vivendo frente a toda essa problemática da pandemia requer que tenhamos muita responsabilidade social e sabemos que os usuários do transporte público coletivo não querem correr riscos de serem infectados. Tínhamos sim expectativa de que uma proposta que mitigue riscos e ao mesmo tempo melhore o serviço seria bem aceita”, enfatiza.

Dados por terminal

Dos cinco terminais utilizados para realização da pesquisa, o Terminal Nerópolis apresentou a maior aprovação dos 168 usuários entrevistados quanto à criação de linha direta da cidade para o seu destino: 91,1% concordam com a proposta feita pelo RedeMob Consórcio. Em seguida está o Terminal Veiga Jardim, com 381 entrevistados e 83,7% de aprovação da medida. Por outro lado, a menor aprovação está no Maranata, com 66,3%.

Em relação ao ganho de tempo nas viagens diante da interdição dos terminais, novamente o Terminal Nerópolis figura em primeiro lugar em aprovação, com o apoio de 88,7% dos usuários. Em seguida também figura o Terminal Vejga Jardim, com aprovação da medida por 82,2% dos entrevistados. Em contrapartida, usuários do Terminal Maranata (60%) são os mais céticos com a redução da viagem.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia / Cidades / Destaque 2 / Goiânia