20 de dezembro de 2024
Novo morador

Zoológico de Goiânia recebe ave Harpia transferida do Paraná

A Harpia macho fará companhia para a Harpia fêmea que já mora no Zoo. A expectativa é reproduzir espécie em cativeiro
A Harpia é uma espécie ameaçada de extinção. Foto: Agetul
A Harpia é uma espécie ameaçada de extinção. Foto: Agetul

O Zoológico de Goiânia está com um novo morador. A ave Harpia macho, de aproximadamente 5 anos, veio do Centro de Conservação de Animais Silvestres, no Paraná, para morar com a Harpia fêmea. A expectativa é reproduzir a espécie ameaçada de extinção em cativeiro.

A Harpia é considerada a maior espécie de ave de rapina do Brasil. O animal possui longas asas brancas e garras e bico pretos.

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Júnior, a transferência do Paraná para Goiânia aconteceu com segurança e sem nenhum custo para os cofres públicos.

Nova casa

Algumas adaptações foram feitas para receber o animal. Um novo recinto provisório foi contruído para que o casal de Harpias faça o primeiro contato visual. O novo morador de Goiânia já pode ser visitado pelos frequentadores do parque.

No momento, os animais estão no mesmo recinto, porém, separados por grades. “Isso porque eles precisam se adaptar de forma recíproca para, depois, ficarem juntos”, explica o presidente da Agetul. Ele ressalta que em breve as grades serão retiradas do recinto para que o macho faça companhia definitiva para a nova companheira.


Leia mais sobre: / Goiânia