O vereador Willian Panda, do PSB, anunciou nesta segunda-feira (24) sua pré-candidatura à Prefeitura de Aparecida de Goiânia. O partido apoiaria Vilmar Mariano (MDB), mas com a desistência do atual prefeito de buscar a reeleição após perder apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), na sexta-feira (21), ele disse que houve um reposicionamento da legenda.
No lugar de Vilmar Mariano, o MDB vai lançar Leandro Vilela, sobrinho do ex-prefeito da cidade Maguito Vilela, e primo do atual vice-governador Daniel Vilela. O argumento é de que atual prefeito não vai bem nas pesquisas eleitorais.
“Informei o prefeito na sexta-feira que retomaríamos o plano inicial de lançar candidatura própria. Hoje reunimos a executiva e diretório municipal e aprovamos por unanimidade”, anunciou em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares.
Ele conta que foi aberta uma consulta interna ao PSB estadual e nacional para viabilizar a candidatura. “Temos pouco tempo, mas queremos fazer frente sim às candidaturas mais extremistas e mostrar que Aparecida tem gente progressista do campo democrático que pode representar essa cidade”, afirmou Willian Panda.
Ele disse que a saída de Vilmar Mariano da competição implica em apoio da direção da legenda à sua disposição de concorrer. Também salienta que vai buscar aliança com outros partidos que fazem parte da base do governo Lula que sejam do campo progressista de Aparecida.
Panda admitiu que a retirada da candidatura de Vilmar surpreendeu por um lado, mas depois disse que vê isso como um processo natural. “A gente achava que era um processo superado [escolha de Vilmar Mariano], mas entendemos com naturalidade que a base esteja se reorganizando. Não vejo com maus olhos também a candidatura do Leandro. A família Vilela fez muito por essa cidade e precisamos é continuar trabalhando para que as coisas aconteçam. O que a gente não pode é abrir espaço para o extremismo na nossa cidade”, pontuou.
Ele não citou nomes, mas a campanha adiantada em Aparecida e também apontada como extremista, é a do deputado federal Professor Alcides, do PL, candidato avalizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.