21 de novembro de 2024
ELEIÇÕES 2024 • atualizado em 27/07/2024 às 09:46

Vilmar Mariano declara apoio a Professor Alcides em Aparecida

anúncio consolida a ruptura do prefeito com a pré-candidatura da base do governador Ronaldo Caiado (UB), que é a de Leandro Vilela (MDB)
Anúncio ocorreu na sexta-feira - Foto: reprodução / divulgação
Anúncio ocorreu na sexta-feira - Foto: reprodução / divulgação

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (UB) anunciou na sexta-feira (26) que vai mesmo apoiar o pré-candidato bolsonarista Professor Alcides Ribeiro (PL) que já foi um opositor de sua gestão. O anúncio consolida a ruptura do prefeito com a pré-candidatura da base do governador Ronaldo Caiado (UB), que é a de Leandro Vilela (MDB) para suceder Mariano.

Vilmar Mariano foi alijado do processo em junho, em articulação atribuída ao ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB), e não perdoou a forma como o processo aconteceu. O prefeito não ficou convencido sobre o argumento de que seu desempenho nas pesquisas eleitorais não estava bom, como algo suficiente ou a causa principal de ser preterido pela base.

A movimentação acabou gerando complicadores para o governador porque deve fortalecer as chances do liberal e Caiado pode ter dificuldades para comandar confrontos com a tendência, tendo em vista estar de olho nos bolsonaristas para uma candidatura à Presidência da República em 2026.

Esta semana, em entrevista ao jornal O Popular, o prefeito deixou claro que estava fora da base e o motivo. “A dificuldade que eu tenho com o Leandro é zero. Minha dificuldade é o Mendanha. A dificuldade é exatamente esse cidadão que me desconstruiu o tempo todo. Por isso é muito difícil seguir esse caminho. Esse caminho eu não estou conseguindo enxergar”, declarou ao jornal.

Começa o confronto sobre quem é mais íntimo com a cidade

Ao lado da esposa, Sulnara Santana e da deputada federal Magda Moffato (PRD), Vilmar Mariano definiu como um “dia de alegria” ao anunciar o apoio ao deputado bolsonarista. “Decidimos seguir com Professor Alcides desde a pré-campanha, na campanha e depois na gestão”, se ele for eleito, disse.

Durante o anúncio, Vilmar Mariano deu o toque inicial do que deve ser uma constante no fim da pré-campanha e na campanha: qual o candidato tem mais conhecimento sobre Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela ou Alcides Ribeiro.

“O que nos levou a isso [seguir com o deputado do PL]  foi aquele que mais tem identidade com a cidade. O Professor Alcides mora em Aparecida há mais de 50 anos, tem uma empresa grande que cresceu e prosperou. É um grande gestor. Isso nos leva a acreditar que ele é o melhor para a cidade”, afirmou o atual prefeito.

Foi uma mensagem indireta dirigida a Leandro Vilela, apontado por não ter proximidade com o município onde foi lançado por Mendanha, o governador e o vice, Daniel Vilela, de quem é primo.

Alcides comemora

O pré-candidato Alcides agradeceu o apoio. “Dia memorável, especial para Aparecida. Tenho certeza de que juntos vamos fazer muito por Aparecida, continuar trabalhando e muito para que a cidade melhore, o progresso chegue cada vez mais e a gente possa ter uma Aparecida nossa. É o que desejamos”, afirmou.

A dissenção de Mariano já era dada como certa nos últimos dias, quando exonerou secretários ligados a Gustavo Mendanha, de quem foi vice-prefeito. Mas o anúncio oficial foi antecipado. A expectativa é de que somente no fim do prazo para as convenções, no dia 5, é que ele ocorresse.

Mas a declaração de apoio do atual prefeito não vai apagar suas tentativas de enfraquecer e desmobilizar a pré-candidatura de Alcides quando ainda tinha chances de disputar. No início de junho, por exemplo, ele repetiu uma fala de meses antes, em que dizia para o deputado se manter em Brasília. “Foi para isso que votamos no senhor há dois anos atrás e tenho certeza que o senhor vai continuar lá”, afirmou em evento.

Além disso, informações de bastidores exploram dificuldades que o prefeito teria junto ao aliado de última hora, seja para indicar um candidato a vice, seja para se posicionar majoritariamente dentro da campanha como coordenador, por exemplo.


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Eleições 2024 / Política