Tomou posse como prefeita de Iporá na tarde desta segunda-feira (4) a vice-prefeita Maysa Peres Cunha Peixoto (PP). Ela substitui o prefeito eleito Naçoitan Leite (sem partido), que está preso há doze dias por atirar contra a ex-mulher o namorado dela, entre outras acusações.
Iporá ficou 17 dias sem prefeito respondendo pela gestão pública. Naçoitan fugiu no dia 18 de novembro após disparar mais de 15 vezes na residência da ex. Ele se entregou no dia 23 quando era considerado foragido e procurado pela polícia.
A vice-prefeita Maysa Peres Cunha Peixoto tomou posse de forma transitória até que a situação do prefeito seja decidida. Ela assinou o termo de posse que foi lido pelo presidente da Câmara Municipal, Adriano Sena (MDB).
Em vídeo enviado pela assessoria, Maysa afirma à população da cidade que foi convidada pela Câmara para tomar posse. Ela exibiu a chave da prefeitura e agradeceu pelo apoio recebido. “Agradeço cada um que esteve na torcida para que nossa Iporá continue desenvolvendo dentro dos princípios da legalidade e da eficiência”, declarou.
A Câmara Municipal, onde Naçoitan tem o apoio de 10 dos 13 vereadores, vinha evitando dar posse para a vice-prefeita. Acabou cedendo após o Ministério Público ameaçar os parlamentares de processo por prevaricação.
Na rápida posse nesta segunda-feira, vários vereadores desejaram sorte para a vice.
Com o prefeito preso, os despachos de impacto que ele fez, inusitadamente de dentro do presídio local, só aumentaram a polêmica em torno do contexto. Em um deles Naçoitan diminuiu por decreto a jornada do funcionalismo público municipal. Em outro nomeou um secretário para atuar como seu substituto, quando esse papel, juridicamente, compete ao cargo de vice-prefeito.
Natural de Iporá, a nova prefeita tem 51 anos, é casada, assistente social, graduada em Direito com pós-graduação em mediação, conciliação, arbitragem e negociação. Maysa é empresária e exercia o cargo de vice-prefeita por Iporá pela primeira vez, em seu primeiro cargo político.