24 de dezembro de 2024
Política

Vereadores se reúnem para definir formação das comissões temáticas da Câmara

Nesta segunda-feira (15), as 8 h na sala da presidência da Câmara Municipal de Goiânia, vereadores se reunirão para decidir os nomes que comporão as 17 comissões da Casa. As mais importantes da Câmara são a de Constituição e Justiça (CCJ) e a Mista.

Na CCJ é uma comissão em que passam todos os projetos, tanto dos parlamentares como os do Prefeito, para análise, antes de serem enviados ao Plenário para apreciação. O nome mais cotado é de Elias Vaz (PSB).

O vereador argumenta que não pretende fazer oposição ao prefeito Paulo Garcia, mas garante que os temas serão mais bem debatidos do que hoje.

“A CCJ não será uma comissão nem de oposição nem de situação. Vamos respeitar quem tiver maioria aqui. Se houver projetos polêmicos, vamos debater com profundidade. Não faremos trator. Se eu criticava esse tipo de prática, não posso fazer isso. Trator é desrespeitar as minorias e isso não vamos fazer”, destaca Elias Vaz.

Já a Comissão Mista é a responsável por analisar os projetos do Executivo como LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LOA-Lei Orçamentária Anual, Plano Plurianual, Plano Diretor da cidade e de matérias tributárias.

O presidente desta comissão é responsável por convocar o prefeito para que ele faça prestações de contas a cada quadrimestre. O nome mais cotado é o do vereador Thiago Albernaz (PSDB).

O parlamentar pretende cobrar um pouco mais do prefeito no momento em que for a Casa prestar contas.

“O que a gente teve nestes dois últimos anos foi uma Comissão Mista a qual não buscou pressionar o prefeito para esclarecer os reais questionamentos feitos durante as prestações de contas. O novo presidente precisa ter mais contundência para que os questionamentos sejam esclarecidos”, ressalta Albernaz.

A reunião é de caráter informal. Após o encontro, será retomada a sessão especial que promoveu a eleição na nova Mesa Diretora da Câmara realizada na última quinta (11).

Ela foi suspensa e será reaberta para a aprovação das novas Comissões da Casa, conforme proposta do atual presidente Clécio Alves (PMDB) e acatada pelos líderes das bancadas. Também serão escolhidos os membros do Conselho de ética e Decoro Parlamentar.


Leia mais sobre: Política