19 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 23/12/2014 às 22:15

Vereador do PMDB afirma que formação de Comissão Provisória é ilegal

“O PMDB estadual tem que parar de errar e está errando mais uma vez”. Esta é a avaliação do vereador Mizair Lemes Júnior que usou a tribuna da Câmara Municipal de Goiânia para informar que pretende continuar na direção da legenda na capital, alegando que a Comissão Provisória formada na última segunda-feira (22) é ilegal.

O parlamentar ao usar a Tribuna, fez duras críticas ao Diretório Estadual do PMDB. Por 10 votos a 1 uma comissão presidida pelo deputado Bruno Peixoto foi constituída para num prazo de 90 dias organizar novas eleições na legenda na capital

Mizair Lemes Júnior argumenta que o assim que o mandato dele como presidente do Diretório Metropolitano terminou ainda no final de outubro, foi solicitada uma prorrogação. Segundo ele, foi concedida a prorrogação até o mês de agosto do ano que vem. Desta forma ele destaca que a comissão formada é ilegal.

“Do ponto de vista jurídico é ilegal. Porque para destituir um diretório você precisa respeitar o estatuto do nosso partido artigo 81 que estabelece os critérios de dissolução. Deve ser apresentada uma petição fundamentada com os fatos ocasionados que levaram a dissolução do diretório. Isto não ocorreu no diretório de Goiânia”.

O vereador analisa que pretende continuar a frente do Diretório Metropolitano e antes de agosto do ano que vem convocar novas eleições. Ele ressalta que a permanência no comando do partido na capital está baseada numa portaria do PMDB nacional.

“O diretório nacional do PMDB baixou uma portaria para que aqueles diretórios que quisessem prorrogar que assim o fizessem. E nós fizemos, encaminhamos para o Nacional, foi concedido este encaminhamento e nós estamos aptos a presidir o partido em Goiânia, dentro da legalidade. O Diretório Municipal de Goiânia está prorrogado pelo diretório nacional até agosto do ano que vem”, argumenta.

Mizair Lemes Júnior acusou a direção estadual de ter tomado uma atitude arbitrária e na avaliação dele errônea. Ele inclusive sugere a reformulação do diretório regional.

“O PMDB estadual erra mais uma vez em querer justificar o erro dos fracassos das derrotas nos diretórios de todos os municípios. Acho que deveria começar reformulando o PMDB de cima para baixo. Iniciando do Diretório Estadual e assim por diante. Agora não justifica destituir todos os diretórios sendo que o estadual continua com o mesmo pensamento arcaico”, destaca.

O presidente da Comissão Provisória, deputado estadual Bruno Peixoto e o presidente regional do partido, Samuel Belchior, foram procurados pelo Diário de Goiás, mas não foram localizados para comentar o assunto.