O secretário municipal de saúde de Goiânia, Fernando Machado, respondeu ao questionamento dos vereadores de Goiânia, a cerca do Projeto que define a nova Estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário Fernando Machado explicou, a criação de 31 cargos comissionados de Direção e Assessoramento Superior (DAS). Além destes, serão criadas 131 funções gratificadas de Direção e Assessoramento Intermediário (DAI), que são privativas a servidores efetivos que já pertencem aos quadros da SMS.
Um dos motivos de polêmica, o impacto financeiro será de R$ 335 mil, mas segundo Fernando Machado não haverá ônus para tesouro municipal, já que serão utilizados recursos do Ministério da Saúde.
O vereador Elias Vaz questionou sobre o número de comissionados, 31 no total, em detrimento dos concursados. O secretário explicou que a nova estrutura é voltada para gestores e os concursos foram feitos para técnicos.
De acordo com o secretário, a nova estrutura contempla algumas unidades de saúde que funcionam, mas não têm a devida estrutura formal para o atendimento à população.