A famosa Black Friday, data comercial que marca a abertura das compras natalícias, é uma tradição norte-americana que há alguns anos vem sendo assimilada pelos brasileiros. Sempre realizada na última sexta-feira do mês de novembro, esse dia já se tornou uma das principais datas de vendas para o comércio varejista no Brasil.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) juntamente com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 43% dos consumidores brasileiros pretendem comprar durante a Black Friday. Desses, 72% consideram a data um momento oportuno para adquirir algo que estejam precisando com preços baixos.
Diante do crescimento dessa tradição no Brasil, muitas lojas buscam antecipar suas campanhas e estratégias de marketing baseada na Black Friday. É o caso da grife goiana Jean Darrot, especializada em jeanswear, que iniciou sua Black Friday 12 dias antes da data tradicional em todas as suas 22 lojas em Goiás e no Tocantins, oferecendo descontos de até 70%. O crescimento das vendas já aumentou em 30%, antes mesmo de chegar a data.
Leia mais:
- Black Friday: Decolar.com oferece descontos de até 45% em viagens
- Procon Goiás fiscaliza comércio para evitar fraudes no Black Friday
- Black Friday: como o consumidor pode se proteger de golpes ao comprar pela internet?
Leia mais sobre: Empresas e Negócios