De acordo com informações do presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araújo, a estatal deve aprovar a venda da Enel Distribuição Goiás para a Equatorial Energia já na próxima terça-feira (6). A informação foi repassada ao Governador Ronaldo Caiado em reunião com dirigentes da Aneel, nesta quarta-feira (30), em Brasília.
A expectativa é de que a Equatorial Energia assuma o fornecimento de energia elétrica em Goiás a partir de 1º de janeiro de 2023. A votação do relatório com parecer favorável à venda é o último passo para o fechamento do acordo. Segundo a Aneel, a tendência é de que os diretores da agência aprovem a ação, seguindo o caminho do relator Hélvio Guerra.
A venda da concessão da Celg-D também já recebeu aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em outubro. O superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto de Souza, aprovou ‘sem restrições’, a venda da concessão da Celg-D para a Equatorial.
A Enel Distribuição Goiás foi vendida para a Equatorial no dia 23 de setembro deste ano por R$1,6 bilhão. A empresa possui cerca de 3,3 milhões de unidades consumidoras em 237 municípios e estava no mercado goiano desde 2016, quando arrematou a Celg-D em lance único de R$2,1 bilhões.