23 de dezembro de 2024
Mundo

Veja detalhes sobre funeral da rainha Elizabeth II, que acontece nesta segunda-feira (19)

Cerimônia contará com a maior operação de segurança da história em Londres e contará com a presença de líderes de todo o mundo
Elizabeth II morreu no dia 8 de setembro aos 96 anos e 70 anos de reinado. (Foto: reprodução)
Elizabeth II morreu no dia 8 de setembro aos 96 anos e 70 anos de reinado. (Foto: reprodução)

Após um longo período de solenidades, 11 dias ao todo, o funeral da rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira (19) na Abadia de Westminster, em Londres. O caixão da rainha, que está no Palácio de Westminster desde quarta-feira (14), quando chegou de uma procissão vinda do Palácio de Buckingham, passa por mais processos fúnebres no dia de hoje.

A cerimônia de Elizabeth II, que morreu a 8 de setembro, aos 96 anos, ainda terá um momento privado e acontecerá no jazigo da família real no castelo de Windsor, onde se encontram os túmulos do pai, Jorge VI, da mãe, Isabel Bowes-Lyon, e da irmã, a princesa Margaret; a urna do marido, o príncipe Philip, que morreu em 2021 aos 99 anos, será também transferida para ficar junto à sua.

Apesar da cerimônia privada para o Rei Charles III e membros da família real britânica, que acontecerá às 19h30 (16h30 no horário de Brasília) na Capela Memorial do Rei Jorge VI (situada no interior da Capela de São Jorge), ainda haverá vários processos durante o dia. Um deles é junto ao Parlamento, com a presença de numerosos chefes de Estado ou de Governo e representantes de famílias reais pelo mundo. Cerca de 2 mil pessoas fazem parte deste grupo.

De acordo com o que foi divulgado por veículos de comunicação como CNN e BBC, ao final do serviço religioso, haverá dois minutos de silêncio em todo o país, após isso será cantado o hino nacional, “God Save the King” (“Deus salve o Rei”), modificado agora, já que, quem assume o trono é Rei Charles.

Uma carruagem, utilizada para as exéquias de anteriores monarcas, entre os quais a rainha Vitória (1819-1901), e puxada por 98 marinheiros, também vai transportar a urna do Palácio de Westminster, onde se encontra em câmara ardente desde 14 de setembro, até à Abadia de Westminster, a cerca de 150 metros.

Neste momento, Rei Charles III e outros membros da família real seguirão a pé no cortejo fúnebre, que será acompanhado por gaiteiros dos regimentos escoceses e irlandeses, bem como uma banda militar da Força Aérea (Royal Air Force).

Além disso, umas das curiosidades é que o funeral de Estado da rainha Elizabeth II é o primeiro do escalão desde a morte de Winston Churchill, em 1965, e será a maior operação de segurança da história em Londres, com líderes de todo o mundo e enormes multidões esperadas na capital britânica, ainda maiores do que nos Jogos Olímpicos de 2012.

No final do funeral de Estado, o Rei Charles III e outros membros da família real voltarão ao cortejo atrás da urna de Elizabeth II até Wellington Arch, no centro de Londres, de onde seguirão de carro para o castelo de Windsor, que foi a residência da soberana nos últimos dois anos.

Em Windsor, terá lugar uma cerimónia religiosa, às 16h (12h de Brasília), com a presença de 800 pessoas, incluindo membros da família da rainha e funcionários, na Capela de São Jorge, encerrando o cortejo público definitivamente.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu a 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, após a súbita morte do pai, Jorge VI, que subiu ao trono após a abdicação do irmão, Eduardo VIII, para poder casar com uma divorciada norte-americana, Wallis Simpson. Após a morte de Isabel II, o seu filho primogénito, de 73 anos, tornou-se rei como Charles III.


Leia mais sobre: / / Mundo