Publicidade
Variedades
| Em 1 ano atrás

Veja como foi o transplante de coração do Faustão e por que a cirurgia foi considerada rápida

Compartilhar

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou pela cirurgia para transplante de coração na tarde deste domingo (27) e, mesmo o procedimento tendo sido de sucesso, o assunto rendeu polêmicas pela “rapidez” com que o apresentador recebeu o órgão. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo afirmou em nota, que a doação de órgão que possibilitou o transplante ocorreu depois de a equipe do paciente que estava em primeiro lugar na lista de prioridade recusar o órgão.

Ou seja, Faustão já era o segundo da lista na questão de prioridades para receber o coração. O hospital Albert Einstein, em São Paulo, recebeu o órgão e Faustão foi operado. Ainda de acordo com a pasta, tudo ocorreu como sempre: o hospital foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo e, então, foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B.

Publicidade

Segundo um boletim divulgado pelo hospital, a cirurgia aconteceu no início da tarde de domingo e durou cerca de duas horas e 30 minutos. Em comunicado no dia 20 de agosto, o hospital informou: “Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”.

Publicidade

Na nota, a Secretaria da Saúde paulista ainda afirmou que o tempo de espera por um transplante de coração para potenciais receptores do grupo sanguíneo B, como no caso de Faustão, é de 1 a 3 meses. “Em casos priorizados este tempo é reduzido devido a eminente condição de morte do potencial receptor”. Vale lembrar que o apresentador já estava internado desde o dia 5 de agosto na capital paulista.

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.