O eclipse anular do sol que ocorreu neste sábado (14) e pode ser visto de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, fez com que muitas pessoas registrassem fotos e imagens incríveis. O fenômeno, que teve início às 13h29 em Tefé, no Amazonas, primeiro município a ver o evento, atingiu o ápice às 15h11. Durante cinco minutos, sol, lua e Terra ficaram alinhados em partes do Norte e Nordeste brasileiro.
O evento no país e em outras partes do mundo foi transmitido durante o dia no canal do Youtube do Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Porém, diversas pessoas fizeram registros históricos do momento. Confira abaixo alguns deles.
O fenômeno que ocorreu é chamado de anular porque, mesmo nas cidades que foram contempladas pela visão plena do evento, o Sol ainda permaneceu minimamente visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua. Já os eclipses lunares não serão tão marcantes este ano, pelo menos para o Brasil. A última vez que um eclipse solar anular pôde ser contemplado a partir do Brasil foi em 1994, há quase 30 anos. Na época, o Sul do país teve a visão total.