A prefeitura de Senador Canedo inaugurou nesta segunda-feira (23) a usina de produção e recarga de oxigênio hospitalar. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o equipamento é fundamental para o tratamento de pacientes contaminados com a covid-19.
A usina foi possível devido a uma emenda do ex-prefeito de Senador Canedo e atual senador Vanderlan Cardoso (PSD). O parlamentar destacou a importância da usina pro município.
“Senador Canedo está restruturado a saúde e toda a cidade, essa usina vem a contemplar uma deficiência que era, não só de Senador Canedo, mas do estado de Goiás inteiro e do Brasil, já que faltou oxigênio e muita gente morreu vítima de covid-19 e morreu por falta de oxigênio”, disse Vanderlan.
O município terá a partir de agora uma capacidade de produção de 27 metros cúbicos por hora, o que permitirá suprir a necessidade de consumo da UPA 24h, além de envasar cilindros para outras unidades, em um ritmo de 10 metros cúbicos a cada hora, o que equivale a uma economia de cerca de R$ 300 mil a cada mês.
O prefeito Fernando Pellozo (PSD) explica que Senador Canedo tem agora oxigênio suficiente para manter as unidades de saúde da cidade e ainda para enviar a outros municípios.
“Com muita alegria, com muita felicidade, visto que a pandemia ainda não acabou. Senador Canedo alcança autonomia na produção de oxigênio com essa usina, que é suficiente para abastecer toda parte médica da cidade e ainda fornece oxigênio a outros municípios”, pontua Pellozo.
A usina foi instalada nas dependências da UPA-24H, no Residencial Boa Vista. Participaram do evento de inauguração, além do chefe do Executivo, o senador Vanderlan Cardoso, vereadores do município, secretária de saúde Gercilene Branca, secretários, deputados e lideranças políticas.