Recursos para reformas de hospitais, ampliação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) e reajuste de valores de procedimentos realizados em pacientes pelo SUS foram solicitados pelo senador Vanderlan Cardoso (Progressista-GO) ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante audiência realizada nesta quinta-feira (15), em Brasília. O senador justificou ao Ministro que os recursos financeiros servirão para ampliar o atendimento médico às pessoas que procuram a rede hospitalar, em vários municípios goianos.
Neste sentido, o parlamentar entregou ofícios pedindo a habilitação com qualificação de 25 leitos de UTI’s adulto para o Hospital Sagrado Coração de Jesus, em Nerópolis; ampliação do repasse mensal dos recursos de Média e Alta Complexidade (MAC) para os municípios de Quirinópolis e Bela Vista; reajuste dos valores de procedimentos de internação via SUS dos Hospital Dia Casa de Eurípedes, em Goiânia, dentre outras demandas.
O senador também solicitou a liberação imediata dos recursos para ações em diversos municípios, como Aporé, Córrego do Ouro, Nova Veneza, dentre outros. Para atender a todas essas demandas, o senador apresentou uma planilha de custo no valor que se aproxima a R$ 1,5 milhão que deverão ser repassados diretamente às prefeituras. Esses recursos serão destinados à ampliação de laboratório, para a Academia de Saúde, custeio do MAC, reforma e ampliação de Hospital, entre outras necessidades que municípios goianos passam em relação à Saúde.
“Precisamos urgência na solução de problemas que envolvem a saúde da população. Atualmente essa área sofre com a deficiência de recursos em quase todos os municípios de Goiás e o ministro Mandetta tem se mostrado sensível aos nossos pedidos, pois sabe a necessidade de Goiás em relação à leito de UTIs e ao atendimento básico da Saúde”, apontou o senador.
O ministro Mandetta informou que vai priorizar o atendimento desses pleitos e elogiou a atuação do senador Vanderlan Cardoso, que tem procurado o Ministério da Saúde para buscar recursos visando à melhoria do atendimento à população, em todo o estado.
O senador Vanderlan aproveitou a ocasião para convidar técnicos do Ministério da Saúde para participar do 2º Congresso de Geração de Emprego e Renda que irá acontecer na cidade de Uruaçu, no dia 23 de agosto. O ministro Mandetta se comprometeu a enviar técnicos para tratar dos novos programas do Governo Federal que irá melhorar o atendimento médico nos municípios.
Programas “Médicos pelo Brasil”
O Ministro da Saúde Luiz Mandetta pediu o apoio senador Vanderlan Cardoso para a aprovação da Medida Provisória (MP 890/2019) que cria o programa Médicos pelo Brasil. O novo programa vem substituir programa “Mais Médicos”, lançado em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff, e que trouxe diversos médicos cubanos para trabalhar no País.
O objetivo da medida é suprir a demanda por médicos nos municípios, além de formar especialistas em Medicina de Família. Ao todo, serão disponibilizadas 18 mil vagas, sendo 13 mil em municípios de difícil acesso, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.
O senador Vanderlan assegurou total apoio a essa MP por beneficiar a população brasileira e, em especial, o estado de Goiás. “Voto favorável a essa Medida Provisória”, assegurou o Senador goiano.