19 de novembro de 2024
Goiânia • atualizado em 03/12/2021 às 12:11

Vacinação itinerante em Goiânia começa no Setor Grajaú; veja locais e datas

Vans levarão vacinas à população. (Foto: Jucimar de Sousa)
Vans levarão vacinas à população. (Foto: Jucimar de Sousa)

O Setor Grajaú será o primeiro a receber a campanha de vacinação itinerante da prefeitura de Goiânia. A ação foi lançada nesta sexta-feira (3) e começa a operar já neste sábado (4). A ideia é percorrer todas as regiões da capital e facilitar o acesso de todos ao imunizante.

São três vans disponíveis para o serviço. Elas estão plotadas com o símbolo da iniciativa e estarão em praças, terminais de ônibus, centros comerciais de rua com grande circulação de pessoas, shoppings e grandes empresas. A campanha de vacinação itinerante em Goiânia vai até 22 de dezembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 85,8% da população elegível para se vacinar – de 12 anos ou mais – tomou pelo menos uma dose. O percentual daqueles que completaram o esquema vacinal é de 71,7%. Em números absolutos, a capital tem apenas 61% da população totalmente imunizada. A cobertura ainda é considerada baixa e preocupa.

“Queremos chegar a 70%. Esse número é muito importante. Segundo o próprio Ministério da Saúde, quando 70% da população está com a segunda dose ou dose única, traz um certo conforto. Por isso estamos fazendo essa campanha, para podermos chegar a esse número”, disse o prefeito Rogério Cruz.

Veja: Ômicron avança e já tem transmissão comunitária em vários países

Numa ação na Ceasa na quinta-feira (2), 178 pessoas receberam a vacina. A prefeitura espera uma adesão ainda maior, seja de primeira, segunda ou dose de reforço durante a campanha.

“Esse é um pequeno exemplo do que faremos neste mês de dezembro e para que tenhamos êxito é preciso que a população caminhe conosco, precisamos da participação  de todos, os setor produtivo já está ao nosso lado”, conclama o secretário de Saúde, Durval Pedroso. 

Cruz destaca que muitas pessoas podem ter dificuldades de horário e deslocamento, o que causa abstenção na campanha de imunização. “Algumas por motivo de trabalho, outras por motivos financeiros, pois não podem pegar um transporte, sair de casa e ir ao posto de saúde. Muitas pessoas perderam emprego e não têm condições econômicas de pegar o transporte e ir a esses locais. Esse programa pode dar um conforto a essas pessoas para tomar suas doses”, afirmou.

Veja o cronograma da vacinação itinerante

Sábado (4): Região do Setor Grajaú
Segunda-feira (6): Praça Berimbal – Jardim Guanabara II
Terça-feira (7): Terminal Goiânia Viva
Quarta-feira (8): Parque Vaca Brava
Quinta-feira (9): Estádio Antônio Accioly
Sexta-feira (10): Terminal Bandeiras
Sábado (11): Parque Flamboyant ou Shopping Flamboyant e Parque Vaca Brava
Segunda-feira (13): Terminal Vera Cruz
Terça-feira (14): Terminal Praça da Bíblia e Região da 44
Quarta-feira (15): Praça da Bíblia
Quinta-feira (16): Camelódromo de Campinas
Sexta-feira (17): Camelódromo de Campinas 2
Sábado (18): Camelódromo OK
Segunda-feira (20): Paróquia Nossa Senhora Assunção
Terça-feira (21): Terminal Padre Pelágio
Quarta-feira (22): Camelódromo de Campinas


Leia mais sobre: / Destaque / Goiânia