Começou nesta quinta-feira (15) a vacinação contra a dengue em 52 cidades de Goiás. Nesse primeiro momento, o estado conta com 150 mil doses que já estão sendo aplicadas em crianças de 10 e 11 anos. Os pais e responsáveis já podem procurar os postos de saúde (Confira a lista no fim da reportagem) . Até o momento, Goiás já registrou seis mortes pela doença este ano, sendo a vacina a opção viável para frear a incidência de casos.
O lançamento da campanha de vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), do prefeito de Aparecida de Goiânia Vilmar Mariano (MDB) e do secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos. Na ocasião, eles reforçaram a necessidade do engajamento da população na campanha.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), o imunizante Qdenga (TAK-003), que foi desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma será aplicado em duas doses com um intervalo de três meses entre elas. Tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. podem receber o imunizante.
A expectativa é de que, conforme novas doses da vacina chegarem no estado, a imunização será ampliada. “Vamos chegar aos 120 municípios, as doses já foram distribuídas dentro da determinação do Ministério da Saúde, de acordo com o número de casos. E iniciaremos com as crianças de 10 anos e 11 anos de idade, seguindo essa sequência até os 14 anos de idade, e aí, recebendo mais, ampliaremos”, garantiu o governador.
Durante a cerimônia de abertura da campanha, o prefeito Vilmar Mariano agradeceu ao governador que escolheu a cidade de Aparecida para fazer um lançamento da vacina contra a Dengue. “Aparecida é uma cidade muito grande, é uma cidade que tem muitos anos de baldeiro e isso é um ambiente para o mosquito da Dengue. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas deixem a gente adentrar nas casas, e que elas nos ajudem a combater esse mosquito que tem feito tão mal pra nossa população”, disse. Mariano.
Em entrevista, o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Santos, afirmou que toda morte por dengue tem que ser considerada uma morte evitável. “Se a gente cuidar bem do nosso quintal, do nosso jardim, das caixas de árvores, ninguém precisa estar doente por dengue, ninguém precisa ter complicações por dengue e ninguém precisa morrer por dengue. O governador está muito sensibilizado com as mortes das pessoas jovens, que não precisavam ter acontecido, e a gente precisa se sensibilizar”, iniciou.
O secretário explicou que as mortes por dengue possuem as mesmas dimensões das mortes por Covid e outras enfermidades, e devem ser combatidas da mesma forma. “Costumo dizer que a morte de uma única pessoa também nos diminui porque a gente pertence à humanidade. Perder um filho, perder um familiar, perder um pai por uma doença evitável é uma coisa inadmissível. Então eu conto com a ajuda de cada um de vocês. Para a gente iniciar esse movimento”, disse Rasível.
Caiado também destacou o teor evitável da dengue e reforçou que falou com todos os prefeitos e prefeitas do estado de Goiás para mostrar a necessidade de conscientização da população. “Pedi que colocassem nas ruas todos os trabalhadores que estão ali na área de endemia, de área de assistência social, para orientar as pessoas que o maior foco está no lixo e nas casas. Essa é a origem do mosquito e esse é o foco principal”, afirmou.
Leia também: Dados apontam que 75% dos criadouros de mosquito da dengue estão em residências
A pequena Ana Vitória Gomes foi a primeira criança a ser vacinada contra a dengue. Segundo ela, a vacinação não gerou dor e ela estava preparada para se proteger contra a dengue. “Foi legal, quis tomar a vacina para estar protegida contra e não pegar a doença”, disse Ana, que reforçou a importância da imunização. Ela também incentiva as outras crianças a se protegerem contra a doença. “Dou o recado para eles irem vacinar também”, finalizou.
Questionado sobre as fakenews descredibilizando a vacina contra a dengue, Caiado fez um apelo aos goianos. “Por favor, gente, pelo amor de Deus, não dê ouvido a essas coisas, por favor. O que nós, o Ministério da Saúde e a Anvisa estamos oferecendo, é uma vacina que passou em todos os testes de controle. Não é possível mais, em 2024, nós ficamos nessa”, disse o chefe do estado.
O governador também frisou que não se pode deixar aumentar o número de óbitos, e que, seguindo as recomendações, a vacina não apresenta nenhum perigo. “Está lá a prescrição dos limites de idade, acima de 60 anos não é aconselhável, menos de 4 anos não é aconselhável. Também não é aconselhável para as pessoas que estão em tratamento com remédio de imunossupressores, ou pessoas que tiveram a dengue nos últimos 6 meses, ou que estão com dengue, então todos os cuidados estão ali previstos e muito bem detalhados”, finalizou.
Postos de vacinação em Goiânia:
As unidades, endereço e horários de atendimentos podem ser conferidos aqui: Vacinação contra a dengue em Goiânia
Postos de vacinação em Aparecida:
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.