23 de novembro de 2024
Goiânia

Vacinação contra a covid-19 em Goiânia seguirá apenas por faixa etária

Vacinação contra a covid-19 em Goiânia. (Foto: Divulgação/SMS)
Vacinação contra a covid-19 em Goiânia. (Foto: Divulgação/SMS)

A vacinação contra a covid-19 em Goiânia seguirá apenas por faixa etária a partir da próxima remessa de doses que chegarem à capital. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai seguir a decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que traz essa determinação.

Segundo a resolução, 100% das doses devem ser destinadas à população em geral, por ordem decrescente.

Em entrevista à Rádio Sagres nesta quarta-feira (7), o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, já havia adiantado que levaria essa recomendação à CIB. O entendimento é que os grupos mais vulneráveis já foram vacinados e agora a campanha deve ganhar velocidade, o que ocorre mais facilmente com a imunização por faixa etária.

O Ministério Público Federal, a Defensoria Pública e o Ministério Público de Goiás ingressaram numa Ação Civil Pública questionando a resolução anterior, que permitia que os municípios incluíssem grupos prioritários na vacinação contra a covid-19.

Em Goiânia, segundo a SMS, pacientes com comorbidades, além de idosos, profissionais da saúde e da educação, gestante e puérperas que ainda não se vacinarão poderão ainda tomar o imunizante. Grupos profissionais como imprensa, trabalhadores de indústria, caminhoneiros e etc. deixam de ser vacinados pela categoria.


Leia mais sobre: / Destaque / Goiânia