O Ministério da Saúde (MS), anunciou que as primeiras doses da vacina contra varíola dos macacos, devem chegar ao Brasil ainda neste mês. De acordo com o titular da pasta, Marcelo Queiroga, 50 mil unidades do imunizante serão enviados ao Brasil e a previsão é que elas chegam ainda na segunda quinzena de setembro.
Ao Diário de Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), informou que as vacinas não serão, de início, para população e sim exclusivamente para profissionais da saúde que atuam na linha de frente, portanto, segundo a pasta, aguarda orientações do MS.
A pasta ainda ressalta que os testes para detectar varíola dos macacos já estão sendo feitos pelo Laboratório Lacen-Goiás desde o último dia 14 de setembro, e também, são exclusivos para o diagnóstico de amostras recolhidas pelos profissionais de saúde em pacientes com casos suspeitos, atendidos na rede médico-hospitalar.
NÃO DEIXE DE LER: SES-GO começa a fazer testes para detectar varíola dos macacos
Em nota a SES-GO afirma que não há previsão para testagem em massa, já que a transmissão do vírus é diferente da Covid-19. Desde o mês de agosto, a pasta enviava as amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF) realizar o diagnóstico. Antes o procedimento era ainda mais demorado, quando os testes seguiam para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os principais sintomas da varíola dos macacos, segundo o Ministério da Saúde são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. Conforme a pasta, no dia 26 de agosto recebeu também os primeiros antivirais contra a varíola dos macacos, e em casos graves da doença, o Tecovirimat é o mais indicado.