Os usuários contemplados pelo Passe Livre Estudantil reclamam de problemas com os valores recebidos nos últimos meses, abaixo do que é estipulado pelo benefício. O programa do Governo do Estado de Goiás beneficia estudantes de Goiânia e Região Metropolitana com 48 viagens mensais, duas viagens por dia, no valor de R$ 206,40 por mês. A queixa dos estudantes é de que o valores creditados nos últimos meses foi menor do que o esperado e necessário para completar as duas viagens diárias, para ida e volta das instituições de ensino.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o benefício é repassado de acordo com os dias letivos informados por cada instituição. Por conta do calendário acadêmico impactado pela pandemia, os estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG) tiveram aulas normalmente no mês de julho.
Dúvidas e Reclamações
Apesar do programa levar em conta o calendário acadêmico da UFG e do IFG, muitos alunos apresentaram queixas de que não receberam o passe no valor integral. A aluna da UFG, Yanca Marques, 20 anos, relatou que no mês de julho teve apenas uma parte do valor creditado. “No último mês, caiu apenas 50 reais, o que totalizou pouco mais de 100 reais para um mês inteiro. Obviamente, acabou antes e eu tive que completar as passagens com o meu próprio dinheiro para conseguir ir à faculdade”, explicou.
A principal reclamação dos alunos é de que não podem contar com o passe livre e que tiveram que completar o valor para continuar indo para as aulas. A estudante, Letícia Fiuza, 21 anos, enfatiza que o problema tem acontecido também nos meses que antecederam julho. “Há uns dois meses eu reparo que o crédito do passe é inferior ao valor total das duas passagens que a gente tem direito. Nesse mês mesmo, caiu só 100 reais, não durou nem até o dia 20. Tive que ficar por minha conta o resto do mês”, relatou a universitária.
O estudante da UFG, Eduardo Borges, 23 anos, que utiliza o passe há 4 anos, reforça a incerteza sobre os valores que serão creditados mensalmente. “Na teoria, o passe livre funciona de uma forma, mas na prática de outra. Em todos esses anos que usufruo do benefício, nunca recebi valores exatos. Todo mês cai uma quantidade diferente de passes, seja para menos ou para mais”, afirmou.
Segundo Eduardo, no mês de julho o crédito que deveria completar o saldo que restou do mês anterior sequer caiu, e o valor disponível não foi suficiente para os dias letivos do mês. “Simplesmente não recebi o passe do mês de julho. Nesse semestre eu tenho aulas até nos sábados, então precisei pegar carona quando dava. Tentei buscar respostas, mas ninguém soube me orientar e explicar porque isso aconteceu”, pontuou.
Soluções e Explicações
A gerente de mobilização da Juventude, órgão responsável pelo gerenciamento do Passe Livre Estudantil, Anna Carolina Vieira, explica que alunos que não receberam os créditos ou tiveram problemas com o passe devem procurar o canal de comunicação do Juventude. “Se porventura o passe não cair, é preciso entrar em contato com um de nossos canais de comunicação para averiguar o que está acontecendo, porque pode ter alguma pendência, algum bloqueio”, afirma a gerente.
Anna Carolina explicou que os estudantes precisam ficar atentos aos dias letivos para contabilizar os valores dos créditos e ressalta que o saldo não é cumulativo. “Tem algumas questões, por exemplo, de estudantes que receberam a mais em algum mês, tem a questão de feriados, que é descontado. Então, se ele não tiver as 48 viagens por mês utilizadas, vai cair só o complemento”, ressalta.
Por serem problemas pontuais, de usuários que utilizam os saldos de formas diferentes, em relação a dias e quantidades de viagens, precisam ser analisados de forma individual. “A nossa intenção é fazer com que todos os usuários recebam o benefício, e o que podemos fazer é atender os problemas. Se tiver alguém que está insatisfeito, pode nos procurar que verificaremos o que está acontecendo. Para nós, o jovem ter acesso ao benefício é o que interessa”, concluiu Anna.
O saldo no valor limite de R$ 206,40 mensais, deve ser validado nas carteirinhas do primeiro ao quinto dia útil de cada mês e podem ser atualizados direto na catraca, que agora conta com automatização e reconhecimento facial do usuário. Os estudantes que estiverem com problemas em relação aos valores creditados ou atrasos no Passe Livre, devem relatar as queixas e dúvidas nos canais de comunicação. Para terem acesso à transparência de utilização, os usuários podem entrar em contato direto pelos números abaixo.
Canais de atendimento:
Número fixo e Whatsapp: (62) 3201-9748
Whatsapp: (62) 98306-0294
REDEMOB: 0800 648 2222
Luana Cardoso é estagiária pelo convênio do Diário de Goiás com a UFG (Universidade Federal de Goiás) sob supervisão de Domingos Ketelbey