Usuários do Eixo Anhanguera que possuem o cartão Metrobus devem ficar atentos às datas para renovação do benefício, que dá direito à meia passagem de ônibus. O alerta é da Secretaria de Governo (Segov), segundo a qual apenas 786 passageiros já fizeram o recadastramento, iniciado em agosto deste ano. O número está aquém da expectativa, já que são esperados seis mil recadastros por mês.
Aniversariantes de setembro têm até sábado (29) para atualizar os dados, sob pena de ter o cartão cancelado. Os interessados devem procurar qualquer unidade do Vapt-Vupt, levando carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação, CPF e comprovante de endereço com data recente. É possível solicitar 60, 90 ou 120 passagens por mês.
“A lei estadual que instituiu o Cartão Metrobus determina ao usuário a atualização do cadastro todos os anos por meio de uma prova de vida, o que também ajuda a coibir fraudes no sistema”, explica o superintendente da juventude de Goiás, Leonardo Felipe de Souza. A expectativa é que sejam recadastradas cerca de 30 mil pessoas até dezembro. Os passageiros que utilizam o cartão pagam R$ 2,00, ao invés da tarifa de R$ 4,00.
Usuários nascidos no mês de agosto – 1º de agosto de 2018 à 31 de agosto de 2018; Usuários nascidos no mês de setembro – 1º de setembro à 29 de setembro de 2018; Usuários nascidos no mês de outubro – 1º de outubro à 31 de outubro de 2018; Usuários nascidos no mês de novembro – 1º de novembro à 30 de novembro de 2018; Usuários nascidos no mês de dezembro – 1º de dezembro à 31 de dezembro de 2018.
Usuários do transporte coletivo que já tem algum tipo de benefício, como Passe Livre Estudantil e do Idoso, não tem direito ao desconto, porque já são isentos da tarifa. Quem recebe vale-transporte do empregador não é contemplado, pois, conforme as regras da CLT, deve receber da empresa o valor integral da passagem.