A cor mais usada no Réveillon é tradicionalmente o branco, a cor da paz, que simboliza a renovação, o equilíbrio. Logo, a cor oposta ao branco é sempre vista como algo negativo, e aí fica a dúvida: pode usar preto no Réveillon? Ao contrário do que muitos pensam, depende da intenção colocada na cor, e no seu simbolismo.
De acordo com especialistas em cromoterapia, a ciência que estuda a ação energética das cores, o preto traz energia de autoconhecimento, instrospecção, independência e até proteção. Além disso, pode transmistir poder e sofisticação, dependendo de quem o usa.
Nesse sentido, algumas culturas associam o uso do preto a uma proteção contra o mal. Por isso, escolher preto para passar a virada de ano sinaliza um desejo por vibrações de autoconfiança, segurança e autoconhecimento, ligado à introspecção. Nada relacionado ao negativo.
Por ser considerada uma cor alegre e vibrante, o amarelo é associado a alegria, produtividade, clareza de pensamentos, inteligência, foco e originalidade. O amarelo simboliza o equilíbrio das emoções, ideal para pessoas que querem transmitir energia e alegria.
O azul está muito ligado ao relaxamento, a cor da calmaria. A cor simboliza purificação, renovação e é associado à comunicação harmônica. O azul é a cor ideal para aqueles que buscam a sensação de tranquilidade, serenidade e equilíbrio emocional.
O laranja é a cor da coragem, do entusiasmo. A cor está ligada a vitalidade, superação de medos e limitações, boa disposição e ousadia. O laranja é a cor mais indicada para os que desejam começar o ano cheios de energia e motivação interior.
O rosa é considerado a cor do amor, da afetividade e carinho nas relações. A cor fortalece a harmonia, o perdão e a amorosidade. O rosa é a cor ideal para quem busca fortalecimento de laços afetivos e mais amor durante o ano.
O vermelho é a cor da paixão, da energia e da vitalidade. A cor é um estimulante para despertar a ação e diminuir o cansaço e a fadiga. O vermelho é a cor mais indicada para quem quer ter mais confiança, mais paixão e determinação para alcançar suas metas em 2025.
O roxo está muito ligado à espiritualidade, ao equilíbrio, clareza e transformação. A cor remete a sentimentos de despertar da intuição, da paz interior e do desenvolvimento pessoal. O roxo e o lilás, que é uma variação do tom, são as cores recomendadas para quem busca uma imersão na própria espiritualidade, uma reconexão, calma e foco em seu autodesenvolvimento.
O verde é a cor da saúde, da vitalidade, da renovação e da esperança. A cor é muito associada à revitalização, e do controle das emoções. O verde é indicado para quem busca por um ano de energias mais saudáveis, equilibradas e com maior calma e poder regenerativo do ser.
O marrom foi uma das cores mais usadas em 2024 e será a tonalidade tendência para 2025, e transmite solidez, segurança e estabilidade. A cor sóbria é relacionada ao fortalecimento, aterramento e firmeza. O marrom é indicado para pessoas que querem entrar no próximo ciclo com determinação e força para a concretização de metas em bases sólidas.
O dourado é a cor da prosperidade, da riqueza e da realização. A cor simboliza a disposição e a motivação para novos objetivos, além de estar relacionada à abundância, à cor do ouro. O dourado é recomendado para quem busca prosperar financeiramente, atrair novas oportunidades de expansão e crescimento.