{youtube}U7oY9j_sxOs{/youtube}
Já começou a funcionar nesta sexta-feira (17), a unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Setor Buriti Sereno em Aparecida. Foram gastos para construir e equipar a unidade R$ 8 milhões de reais. A UPA terá capacidade de atender até 18 mil pacientes por mês. Autoridades federais, estaduais e municipais participaram da solenidade de inauguração.
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que a UPA do Buriti Sereno é a melhor do chamado nível 3 em todo o Brasil. Ele havia argumentado que até então, as mais completas eram as de Curitiba (PR). A UPA de porte 3 atende requisitos do Ministério da Saúde como: maior capacidade de atendimento bem maior que o Cais, leitos mais estruturados e alas de reanimação
“Sem dúvida nenhuma é a melhor unidade UPA que eu já tive oportunidade de ver em todo o Brasil. Até então para mim as melhores eram as de Curitiba, mas sem dúvida nenhuma a organização, o cuidado, o fluxo, o esmero que esta UPA tecnicamente e do ponto de vista de humanização que ela comporta sem dúvida nenhuma se transforma numa referência para o Ministério da Saúde”, destaca Chioro.
A UPA possui oito consultórios, sendo um de odontologia e um de ortopedia. A unidade terá uma base para ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e contará com exames de Raio X, ultrassonografia e eletrocardiograma, além de sala de gesso, laboratório, farmácia e seis leitos para estabilização.
“Esta unidade que é a 2ª UPA construída no município, estamos garantindo qualidade no atendimento de Saúde aos aparecidenses que dependem do SUS. A primeira está em pleno funcionamento no Brasicon e atende 150 mil pessoas. Esta aqui no Buriti Sereno atenderá 200 mil e a que será inaugurada em breve no Parque Flamboyant que também atenderá de 150 mil a 200 mil habitantes”, relatou o prefeito Maguito Vilela (PMDB).
A nova unidade atenderá a casos de baixa e média complexidade como pressão e febre alta, cortes, derrame, fraturas e infarto. No total, ela tem 2,5 mil metros quadrados de área construída.
O ministro ainda avaliou que a UPA do Buriti Sereno além de atender pacientes de Aparecida e ajuda-los na resolução dos problemas, também contribui para desafogar o atendimento de pacientes na capital.
“Ela colabora com todo o estado. Cada vez que a cidade de Aparecida consegue elevar o patamar, a qualidade, não só no acesso, mas na resolutividade do atendimento ela ajuda a sua população e também a capital”, explica o ministro.
Outras 45 UPAS estão sendo construídas em Goiás. São R$ 250 milhões aplicados nestas UPAS. Em todo o Brasil, são 410, unidades de pronto atendimento que estão sendo edificadas.
Para o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) o esforço da prefeitura de Aparecida de Goiânia é válido, pois ajuda a desafogar as unidades de alta complexidades administradas pelo Estado, por exemplo, os hospitais de urgência da capital: HUGO e HUGOL E o HUAPA em Aparecida.
“É preciso cada vez mais a união dos governos Federal, Estadual e Municipal para melhorar o atendimento da população. E aqui em Aparecida os moradores ganham uma unidade totalmente equipada e de grande qualidade”, destacou o governador durante a solenidade.
Também estiveram presentes no evento: o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano (PMDB), deputado federal Daniel Vilela (PMDB), prefeitos: de Senador Canedo, Misael Oliveira (PDT), de Trindade, Jânio Darrot, além de vereadores da capital, de Aparecida, deputados estaduais, secretários de estado e das prefeituras, entre outras.
Leia mais sobre: Cidades