22 de dezembro de 2024
Defesa Lilás • atualizado em 16/09/2023 às 17:22

União Brasil lança programa para promover integração de mulheres na política

Lançamento ocorreu durante solenidade realizada na noite desta sexta-feira (15), no Teatro FacUnicamps, em Goiânia
Primeira-dama Gracinha Caiado e deputada federal Silvye Alves (UB), no lançamento do projeto Defesa Lilás. Foto: Hegon Correa
Primeira-dama Gracinha Caiado e deputada federal Silvye Alves (UB), no lançamento do projeto Defesa Lilás. Foto: Hegon Correa

Na noite desta sexta-feira (15), o União Brasil lançou o projeto Defesa Lilás, criado pelo partido para promover a participação e integração das mulheres na política. A solenidade, realizada no Teatro FacUnicamps, em Goiânia, foi prestigiada pela presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado (UB), entre outras lideranças de todo o Estado.

A iniciativa busca fomentar soluções para a escalada da violência contra as mulheres. Segundo dados divulgados pelo partido, foram 599 assassinatos de mulheres somente no primeiro semestre deste ano e 1.410 em 2022 no Brasil. Na ocasião, vítimas de violência doméstica deram depoimentos sobre a importância de acolhimento, assistência judiciária e psicológica.

“Nós não podemos virar o rosto para isso. Nós precisamos que toda sociedade se engaje com essa situação, na defesa das mulheres, porque nós não aceitamos mais que as mulheres sejam violentadas”, declarou a primeira-dama Gracinha Caiado que reforçou compromisso de agir em apoio às vítimas de violência, citando medidas governamentais já estruturadas em prol da causa como a criação da delegacia especializada, aplicativo de denúncia e o programa social Goiás por Elas.

A programação prossegue neste sábado (16), com atividades de formação para as mulheres que estão ou que almejam ingressar na política. O objetivo de trazer as mulheres para o debate e articulação política é instigar o protagonismo e formar lideranças que atuem em prol destas e outras demandas pontuais do público feminino.

“A gente faz política para que as coisas aconteçam no nosso município, no nosso Estado, no nosso país”, destacou a primeira-dama ao lembrar que ingressou na política antes mesmo do casamento com o governador Ronaldo Caiado (UB). “Nunca fui candidata a nada, mas, até mesmo antes de me casar trabalhei na política, defendendo aquilo que eu acreditava”, afirmou.

“É um projeto partidário, mas ao mesmo tempo, ele é acima do partido político, é um projeto que quer reformular a maneira de fazer política pública voltada para as mulheres”, ressaltou a deputada federal Silvye Alves (UB), presidente estadual do União Brasil Mulher, que acrescentou que o programa “vem para fazer mudança em cada cantinho desse país”.

O União Brasil reuniu representantes de diversos municípios goianos para incluir mais mulheres no debate, na criação e difusão de políticas públicas que resultem em programas, propostas legislativas e projetos especiais. “A mulher tem de estar na política, para que políticas públicas sejam voltadas para nós”, argumentou a deputada federal.

LEIA TAMBÉM: Francisco Jr lança livro sobre retomada econômica na Câmara dos Deputados


Leia mais sobre: / / / / / Política