30 de maio de 2024
Estudo estratégico

Francisco Jr lança livro sobre retomada econômica na Câmara dos Deputados

Publicação teve objetivo de definir papel do Estado, da iniciativa privada e das organizações da sociedade civil nas estratégias e políticas de recuperação da economia e de geração de emprego e renda no pós-pandemia
Presidente da Codego, Francisco Jr, discursa na Câmara dos Deputados em lançamento de livro sobre retomada econômica. Foto: divulgação
Presidente da Codego, Francisco Jr, discursa na Câmara dos Deputados em lançamento de livro sobre retomada econômica. Foto: divulgação

O ex-deputado federal Francisco Jr, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), lançou, na última quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o estudo ‘Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-pandemia’.

O objetivo da publicação, relatada em parceria com o deputado Da Vitória (PP/ES), foi definir o papel do Estado, da iniciativa privada e das organizações da sociedade civil nas estratégias e políticas de recuperação da economia e de geração de emprego e renda no período pós-pandemia.

“A pandemia nos ensinou que é necessário inovar e buscar novas soluções, que podemos enfrentar os problemas de forma diferente do que estávamos acostumados”, ressaltou Francisco Jr, durante a solenidade, explicando que “essa obra propõe soluções, estratégias articuladas, estudadas, planejadas e também propõe algo muito concreto que são os projetos de lei”.

Segundo ele, a pandemia foi superada e o Brasil precisa crescer rápido. Para isso, é necessário compreender que o enfrentamento às consequências da pandemia é responsabilidade de toda a sociedade.

“Nosso adversário não tem cor partidária. Nosso inimigo é a fome, o desemprego e a falta de dignidade”, destacou em seu discurso para uma plateia composta por mais de 40 deputados, além de prefeitos e lideranças políticas de todo o Brasil.

Sobre a publicação

Este é o décimo quinto título da série de Estudos Estratégicos publicados pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) em parceria com o Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi) e contou com o apoio técnico da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados.

A publicação aborda temas como: o contexto internacional das novas políticas implementadas; os desafios socioeconômicos do país para a retomada; as implicações para o setor agropecuário e para a agricultura familiar; as carências no desenvolvimento setorial e da indústria, as transformações para o setor de serviços; a digitalização da economia e as oportunidades para a tecnologia nacional; o poder de compra do estado; a bioeconomia e a descarbonização. Há também propostas concretas de como enfrentar o cenário econômico pós-pandemia, na forma de projetos de lei e de outras proposições.

LEIA TAMBÉM: CREA-GO publica Edital de Concurso Público com 65 vagas


Leia mais sobre: / / / / Economia

Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.